26.05.2023 Responsabilidade Social
Por causa da correria do dia a dia, algumas pessoas tendem a não dar a devida importância às necessidades do próximo. Ao praticar doações e atos de caridade, este quadro inverte-se, pois, ao realizar ações benéficas, é possível também se transformar.
"Atuar no voluntariado é um investimento", afirma Joer Correa Batista, gerente de Responsabilidade Social e Filantropia do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM). “Ele, ainda, nos desafia a rever prioridades, a compartilhar conhecimento e oferecer mais que benefícios materiais. A ação promove ganhos tanto para o beneficiário quanto para o voluntariado, inclusive a alegria e satisfação em servir e compartilhar dons e talentos”, reitera o gerente.
Voluntariado na prática
Com uma história de respeito pelas pessoas, o Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) iniciou suas atividades com a chegada do reverendo George e sua esposa, a pedagoga Mary. Após se instalarem no país, o casal percebeu a falta de uma escola que aceitasse todas as crianças, independente da classe, raça ou posicionamento político.
Com as raízes na filantropia, Joer destaca que o Colégio sempre teve uma profunda relação com a população. "Essa virada acontece mais de uma vez durante a história do IPM. O primeiro foi o Alfasol, focado na alfabetização de adultos, que depois se transformou no AEJA, focado na formação e educação de jovens adultos. Hoje, o AEJA é um colégio que realmente garante a formação de forma totalmente gratuita aos adultos participantes", afirma.
Atualidade
Atualmente, existem diversos projetos sociais do Mackenzie que se destacam. O mais conhecido deles, o Mackenzie Voluntário, atende mais de 350 projetos diferentes. Há 19 anos, anualmente, o projeto mobiliza parceiros e sensibiliza colaboradores para a realização de atividades filantrópicas. Baseado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, a maior edição reuniu mais de 55 mil voluntários.
São mais de vinte mil voluntários inscritos para ajudar mães, jovens, pessoas em vulnerabilidade social e muitos outros. “O projeto está presente em todas as unidades federativas do Brasil”, reforça Joer.
Faça parte
O site do Mackenzie Voluntário disponibiliza um banco de projetos com todas as ações disponíveis no país, com até um mês de antecedência. Todos os projetos listados contam com data, local, horário e tipo de assistência necessária.
Para saber mais sobre uma ação e se inscrever, é só clicar em cima do projeto que despertou seu interesse e clicar no link de inscrição disponibilizado.
Clique aqui para conferir o banco de projetos do Mackenzie Voluntário.
Cadastre seu projeto
Além de ser voluntário em projetos já existentes, você pode liderar seu projeto. É só preencher o formulário no site com no mínimo 30 dias de antecedência da data de início da ação e aguardar aprovação. Sua proposta será analisada e você receberá uma resposta em até 15 dias.
Caso queira cadastrar uma ação com início em menos de 30 dias, entre em contato com a equipe do Mackenzie Voluntário por Whatsapp (11 94393-2450) para avaliação dos prazos de atendimento.
Clique aqui para cadastrar seu projeto no Mackenzie Voluntário.
Dúvidas?
Em caso de dúvidas, a Coordenadoria de Filantropia e Beneficência do IPM encontra-se à disposição para fornecer informações complementares pelo e-mail voluntariado@mackenzie.br.