08.01.2021 Eventos
Entre os dias 20 e 22 de janeiro de 2021, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PRGA), realizará o II Fórum de Aprendizagem Transformadora, exclusivo a todos professores, gestores acadêmicos e funcionários administrativos ligados à área educacional da Universidade.
A partir da socialização das competências-chave que passaram por um amplo processo de validação junto a professores especialistas da casa e profissionais do mercado, o foco do II Fórum é a construção das Rubricas de Avaliação dessas competências, que contribuirão para o desenvolvimento e registro do processo de aprendizagem transformadora dos alunos.
O evento contará com atividades preparatórias, palestras com especialistas e grupos de trabalho. As palestras serão transmitidas pela plataforma Zoom, com tradução simultânea, quando necessário. Já os grupos de trabalho serão realizados via Microsoft Teams. Todos os links e informações necessárias estão disponíveis no site do evento.
“É o momento em que toda a Universidade discute sua proposta educacional e os rumos norteadores do que deve ser o processo de aprendizagem transformadora, na intenção de fomentá-la”, explica Janette Brunstein, pró-reitora de Graduação.
Programação
A palestra de abertura será “Uso de rubricas para promover aprendizagem”, ministrada pelo professor César Augusto Amaral Nunes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Já no dia 21, será a vez do professor Brenton Wimmer, do Center for Excellence in Transformative Teaching and Learning, da Universidade Central de Oklahoma, com a palestra “Exposição, Integração e Transformação: Desenvolvendo Rubricas para a Aprendizagem Transformativa”.
Por fim, no dia 22 de janeiro, o Fórum se encerra com a participação do professor Charles Fadel, do Center for Curriculum Redesign, da Universidade de Harvard, que abordará a “Regeneração Global por meio da Aprendizagem Transformadora”.
Em relação às atividades preparatórias, foram disponibilizados materiais de leitura e vídeos para os docentes se familiarizarem com as discussões abordadas durante o evento. Nos grupos de trabalho, eles irão se reunir para discutir e propor um conjunto de rubricas de avaliação que devem nortear a promoção e o desenvolvimento das competências centrais ou chave, “que queremos desenvolver nos alunos durante sua vida universitária. O encerramento desta atividade culmina na socialização dos trabalhos realizados nos grupos”, explica Magda Medhat Pechliye, coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento Pedagógico (CDP) da PRGA.
Como pontua Adriana Camejo da Silva Aroma, coordenadora da Coordenação de Ambientes Virtuais e Recursos Digitais (CRD) da PRGA, a contínua discussão sobre conteúdos, práticas e os resultados da ação pedagógica são vitais para manter nossa relevância social e, de fato, fazer com que a Universidade contribua para seu entorno. “Por essa razão, investimos fortemente este ano em formação docente. Só de abril a dezembro, foram mais de 100 eventos de formação e capacitação de docentes, com mais de 3.000 participações de professores”, finaliza.
Acesse o site, confira a programação completa e faça sua inscrição.
Serviço
II Fórum de Aprendizagem Transformadora
Data: de 20 a 22 de janeiro
Programação: acesse aqui