17.05.2024 Eventos
Na última quarta-feira, 15 de maio, os alunos do 1º semestre do curso de Administração do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), participaram de um bate-papo com o vice-presidente da Arcos Dorados, holding da marca McDonalds, Dorival Oliveira. O evento, organizado pelos professores Wagner Ricarth e Daniella Sá, foi parte integrante do conteúdo da disciplina Ambiente Profissional do Administrador.
Engenheiro por formação, Dorival Oliveira comentou sobre a carreira e sua experiência e trajetória profissional. “Durante o período da faculdade, procurei fazer e conhecer tudo o que eu podia. Não sabia que área da Engenharia queria trabalhar, mas sabia que queria ser engenheiro elétrico”, contou o vice-presidente.
Até estagiar em Engenharia Elétrica, Dorival passou pelas áreas de Manutenção, Projetos, Marketing, Vendas e Produção. “Consegui fazer estágio em uma das maiores empresas de Engenharia Elétrica, mas foi o de menor tempo porque percebi que não era o lugar que eu gostaria de estar”, disse. Por isso, ele ressaltou para os alunos a importância de “conhecer tudo o que puderem para que possam escolher a área que gostem e se identifiquem”.
A época dos estágios foi importante pois Dorival descobriu que gostaria de trabalhar com pessoas e, após se formar, trabalhou por dez anos na área de Geração de Energia. “Foi uma experiência muito rica. Imaginem chegar em uma cidade sem energia, fazer um projeto e, dali um tempo, retornar para instalar um equipamento para gerar energia”, exemplificou sobre o trabalho na Amazônia.
Início no McDonalds
O principal motivo da mudança para o McDonalds foi aceitar novos desafios, pois Dorival foi convidado para trabalhar na empresa enquanto estava na área de Geração de Energia. “Foi uma grande mudança sair de projetos grandes para o varejo. Comecei responsável pela área de equipamentos que vão dentro do restaurante, como fritadeira. Era minha responsabilidade desenvolver e instalar”, contou sobre o início.
Há 29 anos no McDonalds e cinco como vice-presidente, Dorival contou aos alunos que diariamente são atendidas 2,5 milhões de pessoas nos restaurantes espalhados pelo Brasil. Para atender a quantidade de clientes, o quadro de funcionários é de 52 mil, sendo que 98% deles estão dentro das lojas no preparo dos lanches.
“Para a grande maioria é o primeiro emprego, eles passam por um forte treinamento para estarem aptos para atuar com segurança alimentar e garantir que o produto esteja dentro dos padrões e prontos para consumo”, afirmou. Ele também ressaltou a importância de na vida profissional e pessoal ter treinamento, processo e objetivo, pois “o negócio do McDonalds é gente, conversar e entender as pessoas”.
Por fim, Dorival disse que “carreira é feita todos os dias, sem abrir mão dos seus valores”.