29.04.2022 Cotidiano
O livro Vigilância Policial em Meio Digital - Entre o Garantismo e a Eficiência, de Gianluca Martins Smanio, foi lançado no dia 28 de abril no Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), no campus Higienópolis. A obra faz parte da Coleção Direito Penal e Econômico, coordenada pelos professores mackenzistas da Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM): Fabio Bechara e Marco Aurélio Florêncio Filho.
De acordo com o livro, os métodos de vigilância foram adotados pela polícia tanto com finalidade preventiva, de manutenção de segurança pública, quanto para investigação criminal. Na publicação, levando-se em conta a realidade legislativa brasileira, o autor apresenta um equilíbrio entre a eficiência que os métodos de vigilância trazem para a investigação e a garantia aos direitos fundamentais do investigado.
Durante o evento, o autor contou que sempre se interessou por tecnologia e aulas de direito penal, mas sentia dificuldade para entender casos midiáticos que envolviam investigações digitais, o que o levou a escrever sobre o tema: “fascínio, interesse e busca por entender e tentar encontrar soluções”, diz. Gianluca Smanio iniciou o mestrado para se aprofundar melhor no assunto e tentar identificar regulamentações, caminhos a serem traçados e situações que pudessem servir de exemplo.
“Foram quatro anos de estudo e de pesquisa, quatro anos de altos e baixos e a parte mais interessante é que o tema é tão atual que alguns pontos já se modificaram e, mesmo assim, não o livro não se desatualizou, o que me deixou muito contente”, expõe Smanio.
Com uma linguagem acessível e objetiva, o autor ainda afirma que durante todo o desenvolvimento da obra tenta alcançar o mais diverso público, uma vez que o tema é de fundamental relevância para toda a sociedade. “É importante saber como nós estamos protegidos no mundo digital, como isso garante a todos o mínimo de segurança, e de que forma expandir o tema para mais pessoas”, declarou.
“Para mim, é um prazer muito grande, fico muito feliz com o prestígio que estou recebendo, fiquei muito contente com a oportunidade dada pelos professores de poder estrear a coleção deles”, finalizou o autor.