16.08.2024 - EM
A paternidade é um conceito que vai além da simples relação biológica entre pai e filho. Envolve uma combinação de responsabilidades, compromissos, amor, carinho, além de um importante e significante papel na formação do caráter, princípios e valores de uma criança. Ser pai significa ser um guia, um exemplo e uma fonte de apoio e proteção incondicional. Um dos exemplos de amor que perpassa o tempo é de Gilberto Franklin Viana, colaborador do Mackenzie há 39 anos, e pai de Matheus Viana Franklin Silva (in memorian).
Valores que perduram
Transmitir valores sólidos sempre foi uma prioridade de Gilberto ao educar Matheus. O respeito, a honestidade e a ética foram fundamentais na criação de seu filho. Ao relembrar de uma das conversas significativas que teve com o rapaz, o colaborador destaca que “Mateus disse a um professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), que a melhor orientação que havia recebido de seu pai foi ser honesto em qualquer lugar do mundo”.
A educação de Matheus também foi reforçada com os princípios e valores professados pelo Mackenzie, o que de fato complementaram a formação que já recebia em casa. Gilberto reflete que os ensinamentos moldaram o caráter de seu filho, e também se refletiam na maneira como ele interagia com as outras pessoas, sempre com respeito e responsabilidade.
Matheus Viana Franklin Silva aos 4 anos de idade (Foto: Arquivo Pessoal)
Desafios e recompensas da paternidade
Apesar de ter sido difícil conciliar trabalho e paternidade, o colaborador sempre encontrou maneiras de apoiar Matheus, garantindo que ele tivesse tudo o que precisava para prosperar. Ao descrever os desafios de criar um filho em uma instituição renomada como o Mackenzie, ele diz que um dos principais desafios era o manter constantemente focado e comprometido com os estudos.
“A recompensa veio na forma de um jovem que nunca repetiu um ano escolar e que sempre demonstrou respeito por seus professores e colegas”, explica Gilberto. “Mesmo durante os anos mais desafiadores da adolescência, Matheus manteve-se obediente e responsável”, reitera - características que o colaborador atribui à educação baseada em valores que ele e o Mackenzie proporcionaram.
Da esquerda para a direita: Matheus Viana Franklin Silva e seu pai Gilberto Franklin Silva (Foto: Arquivo Pessoal)
Memórias de um pai orgulhoso
Ao falar com carinho das lembranças que guarda do tempo em que seu filho estudava no Mackenzie, Gilberto destaca duas fases, sendo os primeiros dias na pré-escola e a formatura no Ensino Médio. “Matheus sempre foi um aluno exemplar, respeitado pelos professores e colegas. Ele amava estudar aqui”, recorda, mencionando com orgulho as atividades esportivas das quais o garoto participava com entusiasmo. A transição de Mateus por diferentes fases da vida escolar foi sempre acompanhada de muito respeito e admiração, tanto por parte de Gilberto quanto pela comunidade mackenzista.
Uma das memórias preferidas do colaborador é o envolvimento de Matheus nos esportes, especialmente no basquete. Com sua altura e habilidades, o jovem destacava-se nas quadras, defendendo o time da instituição tanto no Ensino Médio quanto nos jogos universitários. Para Gilberto, ver o filho brilhando em um esporte que amava foi uma das maiores recompensas de sua jornada como pai. “Nos jogos universitários, Matheus não só participou, mas, também, assumiu a responsabilidade de representar o Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), da UPM”.
Gilberto Franklin Viana e sua esposa, Eulália Viana Nascimento Silva, junto com Matheus Viana Franklin Silva (Foto: Arquivo Pessoal)
Conselhos para outros pais
Entre os conselhos para outros pais, Gilberto destaca a importância de aproveitar o tempo com os filhos, valorizando cada momento ao lado deles, além de se envolver em suas atividades e orientá-los com carinho e firmeza.
Para ele, manter um diálogo constante e aberto com os filhos é essencial, pois é por meio da comunicação que se constrói uma relação de confiança e respeito. “Eu sempre tive um diálogo muito próximo com o Matheus”, relembra. “O tempo passa rápido, e é essencial aproveitar cada oportunidade para estar ao lado dos filhos, pois o futuro é incerto e o que resta são as lembranças e os valores transmitidos”, conclui Gilberto.
Apesar da dor da perda, o colaborador expressa sua profunda gratidão a Deus e ao Mackenzie por todo o apoio recebido ao longo dos anos. Carregando memórias felizes de Matheus e o orgulho de fazer parte de uma instituição que acolheu sua família em momentos de alegria e de tristeza, Gilberto é grato e ressalta que o legado de seu filho existirá para sempre, tanto nos corações daqueles que o conheceram quanto na história da instituição.