Como usar a IA para organizar o dia e ser mais produtivo?

Tecnologia de inteligência artificial tem sido cada vez mais presente no nosso cotidiano 

27.06.202409h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Como usar a IA para organizar o dia e ser mais produtivo?

Quando se pensa em Inteligência Artificial (IA), algumas pessoas tendem a entender que sua aplicação restringe-se a grandes conglomerados tecnológicos. Presentes em diversos cenários do cotidiano - a tecnologia pode ser encontrada facilmente, como no desbloqueio do celular com o rosto, no uso de assistentes virtuais, dentre outros aspectos do dia a dia. 

Para aproveitar ainda mais os benefícios e impactos das IAs no dia a dia, existem diversas funcionalidades e maneiras de utilização que podem otimizar a rotina e economizar tempo.

Assistentes virtuais

Os assistentes virtuais, como Google Assistant, Siri e Alexa, representam um dos grandes avanços do uso de inteligência artificial no cotidiano. Projetados para atuar como um secretário pessoal digital, informando reuniões, eventos ou prazos importantes, adicionam informações ao calendário, e garantem que o usuário esteja sempre atualizado e preparado. 

Outra funcionalidade útil dos assistentes virtuais, é a capacidade de gerenciar e-mails de forma eficiente. Eles podem filtrar mensagens, destacando as mais importantes, e até redigir respostas rápidas, o que é prioritário para profissionais que lidam com um grande volume de comunicação. Com a ajuda dos assistentes virtuais, ainda é possível configurar respostas automáticas, organizar e-mails em pastas específicas e até realizar buscas detalhadas na caixa de entrada, tudo isso com comandos de voz ou simples toques na tela.

Gerenciamento de tarefas

Ferramentas acessíveis baseadas em inteligência artificial estão transformando a maneira como o  tempo é gerenciado. Aplicativos como Google Calendar e Microsoft Outlook usam IA para ajudar a organizar compromissos de maneira eficiente. O Google Calendar, por exemplo, pode sugerir horários ideais para reuniões, tendo como base a disponibilidade dos participantes, ou histórico de eventos, além de enviar lembretes automáticos para garantir que nenhum compromisso seja perdido.

Já o Microsoft Outlook utiliza IA para categorizar e priorizar e-mails, destacando os mais importantes e sugere respostas rápidas, facilitando a gestão do tempo gasto com a caixa de entrada. Esses apps também podem integrar-se com outros serviços e dispositivos, oferecendo uma solução centralizada e acessível para otimizar a rotina diária. Além disso, ferramentas de IA auxiliam a planejar o dia a dia de forma mais eficiente, sugerindo horários ideais para realização de atividades com base em preferências e padrões de trabalho. 

Auxílio em tarefas rotineiras

A inteligência artificial desempenha um importante papel na melhoria da produtividade pessoal, facilitando a gestão de tarefas cotidianas - o que facilita no encontro de um equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Aplicativos como o Google Assistant e o Amazon Alexa podem ser integrados em diversos aspectos da vida, desde o gerenciamento de listas de compras até o controle de dispositivos domésticos inteligentes. 

Ao usar comandos de voz, é possível adicionar itens à lista de compras, definir lembretes para tarefas domésticas, controlar a iluminação e a temperatura da residência. Essas automações, apesar de simples, facilitam as rotinas diárias, liberando tempo e energia para que o usuário se concentre em atividades mais significativas, ou em momentos de lazer com a família e amigos.

Ferramentas de IA como o Headspace e o Calm também são importantes na área da saúde. Esses aplicativos utilizam IA para oferecer exercícios de respiração, e dicas de mindfulness baseadas em nas necessidades e padrões de uso do consumidor, dentre outras funções. O Calm, por exemplo, sugere histórias para dormir ou trilhas sonoras relaxantes para melhorar a qualidade do sono.