A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), segundo o Ranking Universitário Folha 2023 (RUF), é a melhor instituição privada do estado de São Paulo. Além de obter o 1º lugar em SP, a UPM também conquistou o 5º lugar entre todas as universidades não públicas do Brasil, a partir da avaliação de cinco indicadores das Instituições de Ensino Superior (IES): Pesquisa Científica; Qualidade do Ensino; Inovação; Internacionalização; e Mercado de Trabalho.
Para a pró-reitora de Graduação da UPM, Janette Brunstein, o resultado obtido é um grande incentivo para a missão de educar e formar profissionais competentes para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.
“A formação continuada permite que o processo ensino-aprendizagem esteja fortemente alinhada ao dinamismo do mercado e da sociedade, proporcionando formação de um profissional pautado pelo desenvolvimento de competências socioemocionais (soft skills) e conteúdos específicos das profissões (hard skills)”, diz Brunstein. Segundo ela, esse processo está cada vez mais fortalecido pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Outros indicadores são destaque para a pró-reitora: o 2º lugar em Mercado de Trabalho entre as universidades privadas no Brasil; e o 1º lugar em Pesquisa Científica e o 2º lugar em Qualidade do Ensino entre as universidades privadas do estado de São Paulo. “O processo educacional é dinâmico e colher resultados positivos é o combustível de confiança para seguir construindo uma trajetória que permite formar profissionais diferenciados”, afirma Brunstein.
Reconhecimento
Recentemente, os cursos de Graduação da UPM foram reconhecidos no QS Latin America & Caribbean Ranking - edição 2024, em setembro, e no Guia da Faculdade 2023 Quero Educação e Estadão, em outubro, com cursos 5 estrelas e selos de destaque.
Para Brunstein, os resultados do RUF, QS e Guia da Faculdade influenciam positivamente os jovens na escolha da IES e do curso de graduação, somado ao fato da UPM ser uma instituição sólida e centenária. “O investimento em infraestrutura, formação docente e na construção de uma trajetória discente muito bem desenhada, permite ao aluno desenvolver seus projetos de vida e carreira. São elementos que ajudam a explicar esses resultados”, conclui a pró-reitora.