O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) completou 26 anos de dedicação à saúde de recém-nascidos prematuros. Desde sua fundação cumpre a missão de oferecer leite materno para bebês internados na UTI Neonatal, auxiliando na recuperação até que possam ser amamentados pelas próprias mães, que muitas vezes deixam de produzir o leite devido à situação emocional.
O impacto do trabalho realizado pelo BLH ao longo de quase três décadas é imensurável. Centenas de bebês que um dia dependeram do leite doado para sobreviver, hoje estão saudáveis, muitos, inclusive, já são adolescentes ou adultos. Como a Valentina Félix Todt, que nasceu prematura em 2010 e hoje, aos 14 anos, é uma prova viva da importância do leite materno.
Ela nasceu com 30 semanas de gestação, pesando 995 gramas e, por conta de uma irregularidade na frequência respiratória, precisou ser entubada logo após o nascimento. Durante os primeiros dias de vida, enfrentou muitos desafios, incluindo uma cirurgia cardíaca e após 70 dias internada, Valentina teve alta pesando quase 2 Kg.
“O leite doado ajudou muito na recuperação dela por ser uma bebê prematura de baixo peso. O leite materno proporcionou o ganho de peso e um desenvolvimento mais saudável”, destaca a mãe, Indianara Felix Todt.
Reencontro
14 anos depois, Valentina voltou ao hospital para celebrar mais um ano do Banco de Leite. Em um momento de descontração, pegou no colo a enfermeira Ana Lúcia dos Anjos, profissional que a acompanhou e auxiliou naqueles dias de internamento na UTI Neonatal em 2010.
“Foi uma brincadeira que fizemos, pois existe uma foto em que eu estou com ela no colo, com poucos dias de vida e agora é ela quem me segura no colo. Esse momento representa a trajetória do Banco de Leite, que transforma histórias e salva vidas”, salienta Ana Lúcia.
Além de promover, incentivar e apoiar o aleitamento materno, o Banco de Leite do Hospital Mackenzie presta apoio a mulheres de Curitiba e região metropolitana com dificuldades na amamentação. Todas estas ações auxiliam na redução da mortalidade infantil.
Por iniciativas como o Banco de Leite Humano, a Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta, atendimento humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto e garantir livre acesso à mãe e ao pai e a permanência deles junto ao recém-nascido internado, entre outras, o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) ostenta o título de Hospital Amigo da criança, selo concedido pelo Ministério da Saúde.