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Mack & Carreira: ‘Estudar no Mackenzie sempre foi um sonho, por ser referência em comunicação’

No dia do Publicitário, conheça a trajetória profissional do antigo mackenzista Israel Bastos

01.02.202310h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

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Uma foto do escritório de uma agência publicitária no Instagram foi decisiva para Israel Bastos Silva Júnior, publicitário formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Ele, que já tinha conhecimento prévio, por ter feito curso técnico em Marketing durante o ensino médio, começou a pesquisar sobre as possibilidades dentro da Publicidade e Propaganda a partir da foto na rede social.

Com a profissão escolhida, o próximo passo foi a escolha da instituição. “Estudar no Mackenzie sempre foi um sonho, por ser referência em comunicação. Consegui uma bolsa 100% pelo Prouni e nos quatro anos adquiri uma ótima bagagem”, diz Israel. A estrutura da UPM, os professores qualificados e o clima universitário contribuíram para o desenvolvimento e aprimoramento de suas habilidades práticas, segundo ele, que ainda acrescenta: “Por último, mas não menos importante, fiz amigos que vou levar para o resto da vida”.

Hoje, como Client Solutions Manager de uma empresa chinesa detentora do TikTok, Israel faz parte da equipe de venda e ajuda as agências de publicidade e anunciantes a alcançarem seus objetivos com o uso de estratégias e novos formatos. Ele também é diretor administrativo no Clube de Criação, entidade sem fins lucrativos voltada para a valorização da criatividade da propaganda brasileira, e atua nas demandas financeiras do dia a dia.

“Trabalho em uma plataforma 100% digital e o jeito das marcas fazerem publicidade vem mudando. Apesar de continuar trabalhando com estratégia de mídia, minha atuação no TikTok é voltada para conhecimento sobre o negócio do cliente, gerar vendas, identificar oportunidades, dominar os produtos e soluções do Tik Tok”, explica Israel.

Mas nem sempre foi assim. No início da carreira, Israel trabalhava agências publicitárias atendendo grandes marcas, como Coca-Cola; Nestlé; Avon; Mercado Pago; e Ifood, com estratégia de mídia em meios offline, ou seja, rádio e tv aberta ou paga. “Desde que migrei do mundo das agências para uma AdTech, venho enfrentando o maior desafio da carreira. Apesar de continuar trabalhando com publicidade, sai na minha zona de conforto”, afirma o publicitário.

O que um publicitário precisa ter 

Para Israel, é fundamental ter um olhar sensível, crítico e inclusivo. Conhecer o público-alvo do seu produto ou empresa, mas, principalmente, a realidade do Brasil e dos brasileiros também é um diferencial. “Existe uma parcela enorme de pessoas que não são representadas nas propagandas e movimentam a economia”, aponta o publicitário sobre trazer diversidade para publicidade que, como consequência, gera lucros.

Uma dica do publicitário para ingressar na área é criar bons relacionamentos e conhecer pessoas que trabalhem em empresas que você sonha trabalhar. Colegas e professores também podem ajudar com indicações. “É um erro pensar que a carreira começa apenas no primeiro estágio, ela começa no momento que você pisa na universidade”, aponta Israel.

Sonhos profissionais

A experiência de trabalhar fora do Brasil e, consequentemente, vivenciar uma cultura diferente é uma das metas profissionais a ser alcançada por Israel. “Nova York é a minha cidade dos sonhos, mas seria incrível trabalhar em qualquer outra cidade do mundo”, diz.