Começa a 50ª edição do Mac-Nav

Competição esportiva reúne atletas do Mackenzie e da Escola Naval do Rio de Janeiro

27.09.202417h29 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Começa a 50ª edição do Mac-Nav

O Mac-Nav, tradicional competição esportiva entre a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e a Escola Naval do Rio de Janeiro, chega à sua 50ª edição e, neste ano, será na cidade de São Paulo. As disputas acontecem nos dias 27 e 28 de setembro, nas modalidades judô, xadrez, polo aquático, basquete, vôlei, atletismo, futebol de campo e natação. 

A cerimônia de abertura aconteceu nesta sexta-feira, 27 de setembro, no campus Higienópolis, com a participação de autoridades do Mackenzie, da Escola Naval do Rio de Janeiro, da Marinha do Brasil, e das delegações de ambas as instituições. Logo no início, houve a execução do hino nacional brasileiro e o hasteamento das bandeiras.

Após as falas institucionais, foi feita a leitura do compromisso e, na sequência, os atletas Gabriel Ribeiro Rosa; Gabriella Colares Borges Behar; Luigi Lima Tadei; Vinícius Spada Meirelles; aspirante Daniel Toledo de Araújo; aspirante Carolina Gomes Moura Ferreira; aspirante Marcelly Oliveira de Farias; e aspirante João Victor de Lucas Ribeiro, acenderam a pira simbólica da 50ª edição do Mac-Nav. 

O chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro Monteiro, deu as boas-vindas, em nome da Chancelaria, e fez uma reflexão sobre a paz, afirmando que “paz não é a simples ausência de guerra, é um estado sereno de tranquilidade em que respeitamos o próximo”. Relacionando com o esporte, o chanceler disse que “paz é competir com lealdade, honestidade e respeito”. 

De acordo com o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura, “a beleza em recebê-los aqui é o congraçamento, a integração e a oportunidade de união entre nós. É isso que tem feito essa instituição”. O presidente também relembrou a data da 1ª edição, realizada em 12 e 13 de setembro de 1946, no Rio de Janeiro. 

O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, foi o responsável por declarar oficialmente a abertura da competição, destacando que a data é “um dia histórico para nossas instituições, que carregam princípios importantes para a nossa vida pessoal e profissional, e reitera o compromisso com o nosso país. 

Para o contra-almirante, Vagner Belarmino de Oliveira, comandante da Escola Naval, chegar à quinquagésima edição do Mac-Nav demonstra a força de um legado que permanece vivo. “Celebrar a 50ª edição é, acima de tudo, reconhecer a importância da amizade, do respeito e do espírito esportivo que une a Escola Naval e o Mackenzie ao longo de décadas”. 

Participaram da abertura do Mac-Nav, o vice-almirante, Marco Antônia Ismael Trovão de Oliveira, comandante do 8º Distrito Naval de São Paulo; o capitão de Mar e Guerra, Ricardo Lima Maia, comandante do Corpo de Aspirantes; e o capitão de Mar e Guerra Paulo, Ricardo Lins Barbosa, chefe do departamento de Educação Física e Esportes. 

Entre as autoridades do Mackenzie, estiveram presentes o pró-reitor de Graduação, Marcos Nepomuceno; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Cristina Trigueiro; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida; o diretor do MackGraphe, Benedito Guimarães Aguiar Neto; o coordenador de Esportes e Representação Estudantil, professor Daniel Rogério de Matos Ferreira; e os diretores das unidades acadêmicas da UPM. 

Saúde e bem-estar dos atletas 

O curso de Fisioterapia, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UPM, realizará uma ação especial durante os dias de competição, coordenada pela professora Milena Perroni. Alunos e antigos alunos prestarão assistência de recuperação, também conhecida como recovery, aos atletas participantes. 

A abertura do Mac-Nav foi acompanhada pelo coordenador do curso, Marcelo Fernandes, e pela professora Milena Perroni, que reforçaram a importância da iniciativa na promoção da saúde e bem-estar dos atletas. 

História e tradição 

O Mac-Nav teve sua estreia em 1946, fruto das conversas entre Caio Pereira de Souza, engenheiro mackenzista, e o Almirante Braz Velloso, diretor da Escola Naval do Rio de Janeiro. A proposta foi prontamente aprovada por Benjamin Harris Hunnicutt, então presidente do IPM. Desde então, a competição ocorre anualmente, alternando-se entre São Paulo e Rio de Janeiro como sede. 

Na primeira edição, realizada na sede da Escola Naval, as modalidades eram natação, atletismo e basquete. Contudo, ao longo dos anos, o evento cresceu e se diversificou. Atualmente, mais de 100 atletas, homens e mulheres, que representam suas instituições, elevando o nível das disputas e fortalecendo os laços entre as comunidades acadêmicas.