O Brasil ocupa a posição de quarto país mais estressado do mundo, segundo o relatório global World Mental Health Day 2024, divulgado pelo Instituto Ipsos. O estresse não é um problema exclusivo dos brasileiros. De acordo com o estudo, 62% dos entrevistados globalmente (cerca de três em cada cinco pessoas) relataram ter se sentido tão estressados a ponto de o sintoma impactar suas vidas diárias pelo menos uma vez.
As doenças mentais e os desafios ocasionados pelo estresse afetam pessoas de todas as idades e estilos de vida. Aprender a lidar com essas situações é fundamental para manter o equilíbrio emocional e cuidar da saúde mental. Desconectar a mente em meio à correria, pode fazer uma grande diferença na qualidade de vida.
Ter um pensamento positivo
O pessimismo pode impactar diretamente a saúde e bem-estar. Ter uma atitude otimista ajuda a cuidar da saúde emocional e enfrentar os desafios da vida com mais leveza. Para praticar o pensamento positivo, comece identificando e transformando pensamentos negativos, como dramatizar demais uma situação, antecipar problemas ou se culpar excessivamente. Reflita a respeito de áreas da vida que costuma encarar com pessimismo, seja no trabalho ou em relacionamentos, e procure adotar uma nova perspectiva.
Cerque-se de pessoas que sejam inspiradoras. Avalie com calma cada pensamento negativo e busque formas racionais de enxergar a situação. Valorize as coisas boas da vida, praticando a gratidão, e nunca subestime o poder do bom humor.
Tirar tempo para você mesmo
Quando foi a última vez que reservou um momento só para você? Muitas vezes, temos dificuldade em dizer "não" e, ao aceitar tudo, acabamos sobrecarregados, estressados e acumulando tarefas. Mas lembrar de cuidar de si mesmo é essencial.
Separe um tempo para fazer algo que te dê prazer, como experimentar uma nova receita na cozinha, mergulhar na leitura de um bom livro ou até mesmo sair para fazer compras e espairecer. Dizer "sim" para você mesmo não é algo ruim, é uma forma de manter o equilíbrio e preservar sua saúde mental.
Alimentação
Quem nunca ficou tão estressado que acabou descontando na comida, especialmente nos doces? É algo comum, mas combater o estresse começa com uma alimentação equilibrada. Incluir mais frutas e legumes na sua dieta, principalmente aqueles ricos em vitamina C, pode fazer toda a diferença. Esses alimentos ajudam a evitar o sobrecarregamento das glândulas supra-renais, que desempenham um importante papel na regulação das respostas do corpo ao estresse. Cuidar da alimentação é uma forma eficaz de controlar os níveis de estresse e manter a saúde em dia.
Praticar 30 minutos de exercício físico
Uma excelente maneira de lidar com o estresse e desconectar a mente é por meio da prática de exercícios físicos. Além de beneficiar a saúde física e mental, o momento se torna um tempo exclusivo para cuidar de si mesmo e controlar os pensamentos.
Qualquer atividade física é valiosa para o corpo. Dedicar ao menos 30 minutos diários a algum exercício traz benefícios tanto para a saúde quanto para o equilíbrio emocional. Entre os mais indicados estão as atividades aeróbicas, como caminhadas ao ar livre, na praia ou até andar de bicicleta que ajudam a liberar a mente e a aliviar o estresse.