Nesta segunda-feira, 20 de maio, celebramos o Dia do Pedagogo. Em homenagem a essa profissão tão importante para o desenvolvimento da sociedade, entrevistamos as irmãs Luiza e Lara Ogawa Marroni Zaniol. Luiza é aluna do 5º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), e sua irmã, Lara, é formada em Pedagogia também pela UPM. Em um bate-papo, elas compartilharam suas motivações, experiências e desafios na área.
Motivação e escolha da carreira
Luiza revela que sua escolha pela pedagogia foi motivada pelo desejo de contribuir para a melhoria da educação no Brasil e dar voz às crianças. Sua irmã, Lara, nunca se imaginou professora, até perceber que nunca mais queria sair da sala de aula. “Decidi trancar o curso de Engenharia e me aventurar no mundo da educação, onde descobri minha verdadeira vocação", conta Lara.
Experiência no Mackenzie
Ambas destacam a qualidade da formação recebida na UPM. Luiza ressalta os profissionais incríveis e dedicados que tornam a graduação mais leve e completa. Lara, por sua vez, destaca a resiliência e adaptabilidade adquiridas durante a pandemia, um período que exigiu inovação e colaboração.
Conciliar estudos e trabalho é um dos principais desafios enfrentados por estudantes de pedagogia, segundo as irmãs. "Trabalhar com crianças demanda muita energia e conciliar o dia de trabalho com as aulas à noite com certeza é um desafio", diz Luiza. Em complemento, Lara menciona que embora seja uma experiência enriquecedora, o estágio exige uma grande capacidade de gestão do tempo e dedicação.
Papel do pedagogo na sociedade atual
As irmãs também refletem sobre o papel crucial dos pedagogos na sociedade contemporânea, especialmente diante dos desafios educacionais atuais. "Os pedagogos têm a missão de não apenas educar academicamente, mas também de proteger a infância, promovendo um ambiente no qual as crianças possam se desenvolver de maneira saudável e plena. Somos os guardiões da alegria de muitos", afirma Lara.
Luiza complementa, ressaltando a necessidade de adaptação às mudanças e a importância de proporcionar uma infância digna. "Ser criança, em um mundo que transborda informações a todo minuto, é muito difícil. O nosso papel é aquietar esse mundo para eles. Seguimos a rotina pedagógica e proporcionamos, na medida do possível, uma infância digna", conclui ela.
Conselhos para futuros pedagogos
Para aqueles que estão iniciando a jornada acadêmica em pedagogia, as irmãs oferecem conselhos valiosos. Luiza incentiva os estudantes a acreditarem em si mesmos e terem coragem, apesar da desvalorização da profissão em muitas áreas da sociedade, pois "com o apoio daqueles que também acreditam na educação, fica mais fácil e leve", aconselha ela.
Lara, por outro lado, destaca o impacto positivo que os pedagogos podem ter na vida de seus alunos. "Vocês não são apenas professores, são exemplos, amigos e, em muitos casos, portos seguros. Persistam, porque a recompensa está nos pequenos grandes momentos de transformação e aprendizado", completa.