Na última semana, a Coordenadoria de Desenvolvimento Discente (CDD) da Pró-Reitora de Graduação (PRGA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) recebeu a visita de um grupo de trabalho do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), responsável pelo programa Novo Aconselhamento da Divisão de Assuntos Estudantis. O encontro proporcionou uma produtiva troca de experiências e práticas relacionadas ao desenvolvimento de carreiras, aprendizagem transformadora e cuidado com os egressos.
O encontro contou com a presença do reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos; da pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein; e o gerente de Projetos e Captação de Recursos do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Ciro Aimbire.
"A trajetória acadêmica, profissional e pessoal do aluno faz parte das preocupações das instituições de ensino superior. O cuidado com o aluno e as experiências que vivencia durante sua trajetória são focos de instituições como o ITA e o Mackenzie. O intercâmbio de experiências nessa direção entre nossas instituições foi enriquecedor”, explicou a pró-reitora Janette.
Para a pró-reitora, conhecer o Programa de Novo Aconselhamento do ITA e apresentar os programas como o MackSTLR, Monitoria e MackMentoring, demonstra caminhos possíveis para a construção de carreiras sólidas, profissionais comprometidos com uma sociedade melhor e o desenvolvimento de competências socioemocionais essenciais.
A CDD, representada pelo professor Ivo Eduardo Pons, e pela equipe da Coordenadoria de Carreiras e Aconselhamento Profissional (CCAP), representada pelo professor Enzo Bissoli e o analista de suporte institucional, João Pedro Piragibe, recebeu a coordenadora do Projeto Novo Aconselhamento e chefe da Divisão de Alunos do ITA, Cristiane Pessôa, e a psicóloga Daniela de Castro.
Para o professor Ivo Eduardo Pons, o cenário atual mostra uma realidade de trabalho cada vez mais complexa e diversificada. Pensando nisso, programas de apoio e aconselhamento ao aluno são fundamentais para o desenvolvimento das competências socioemocionais e da carreira dos estudantes.
Cristiane Pessôa compartilhou que a visita ao Mackenzie foi muito enriquecedora. “Ficamos felizes com a oportunidade de apresentar o aconselhamento que implantamos aqui no ITA, como uma importante estratégia de acompanhamento do corpo discente. Da mesma forma, vimos como a rede de antigos alunos do Mackenzie está sendo construída, o que será uma referência importante para o que estamos implementando no ITA", salientou Pessôa.
Ela ainda ressaltou a perspectiva de cooperação entre as instituições não será apenas na área de carreiras, mas também em pesquisa, alumni e educação transformadora: "Percebi que os programas de apoio ao aluno, assim como no ITA, valorizam o desenvolvimento integral do estudante. É muito interessante o cuidado com a experiência do aluno ao longo de toda a sua jornada, apoiando-o durante a graduação e preparando-o para os desafios na transição para o mercado de trabalho."