Neste episódio você irá conhecer a história de Lívia Leão, funcionária do Mackenzie e formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Ela tem surdez e relatou todos seus desafios e como conquistou os seus espaços nos estudos, trabalho, esportes e música.
A história de Lívia com o Mackenzie começou muito cedo, em sua infância, quando vinha ao shopping situado próximo ao campus Higienópolis, e avistava a Universidade, ela dizia, “quero estudar no M vermelho”, por conta do símbolo da instituição. Quando se formou no ensino médio, lembrou-se deste sonho de estudar na UPM e, aos 18 anos, prestou o vestibular e passou.
Diante de todos os obstáculos e falas muitas vezes preconceituosas que encontrou na vida, Lívia tem uma mensagem que a acompanha: “não importa o que outra pessoa fale, eu tenho que ser eu mesma e pronto! Caso almeje algo, vá atrás, levante e conquiste!”, destaca ela.
Além dela, seus pais e tios também são surdos. “Eu nasci assim por conta da genética da família do meu pai e tios, eles são gêmeos. Já a minha mãe ficou doente, pois tomou muitos remédios. Meus primos, todos, são ouvintes”, destacou Lívia.
“O Mackenzie tem acessibilidade, mas ele não para, sempre busca melhorar, passo a passo. Isto é Mackenzie”, salientou Lívia.
Para finalizar, ela contou seu maior sonho, o que resultou no seu TCC, cujo tema é: o programa de acessibilidade para surdez. “Eu quero mostrar para as empresas que não têm acessibilidade que nós também somos capacitados. Quero quebrar a barreira para toda comunidade surda, e fazer com que os ouvintes percebam as diferenças e comecem a se importar com os surdos, desmistificando obstáculos impostos pela sociedade”.
O episódio completo está disponível no site, YouTube e app do MackPlay (android e IOS).
O “Te Conheço de Algum Lugar” é uma iniciativa do MackPlay para dar voz e visibilidade às pessoas que contribuem todos os dias, para o cotidiano do Mackenzie. Através de entrevistas, explora as histórias, identidades e características culturais desses indivíduos muitas vezes invisíveis no "corre-corre" da rotina. O objetivo é mostrar a diversidade e importância de cada um dentro da comunidade mackenzista e como suas histórias são mudadas depois que passam por aqui.