O MBA em Entretenimento e Mídia, curso de pós-graduação Lato Sensu do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realizou nesta quinta-feira, 05 de setembro, no auditório do prédio Blackford, campus Higienópolis, uma palestra prévia do Latam Content Market, voltado para o mercado de documentários.
Direcionado para produtores, editores, roteiristas e interessados no universo do audiovisual, o Latam Content Market será um evento internacional para debates e discussões do mercado de documentários, reality shows e narrativas não-ficcionais. O objetivo é conectar os diversos atores da indústria audiovisual global. O evento será realizado no Rio de Janeiro, entre 10 e 12 de março de 2025, e é organizado pela Grifa Filmes e pela Stay and Fly Docs.
De acordo com a diretora executiva do Latam Content Market, Adriana Schwartz, é importante tornar o conteúdo audiovisual propício para distribuição internacional. “Para nosso propósito de produzir filmes que possam viajar mundo afora, o mais importante é falar da cultura e da diversidade. É importante mostrar como esse conteúdo pode ser abordado mundo afora e se tornar uma narrativa internacional”, destacou.
O representante da Grifa Filmes e um dos organizadores do Latam Content, Fernando Dias, pontuou a relevância do evento ser internacional, algo que amplia o horizonte de um documentário. “Ajudamos a fomentar projetos com dinheiro vindo de diversas partes do mundo. Isso, além de ter mais recursos, também garante a exibição do produto em um número maior de países”, disse.
Um dos palestrantes na prévia realizada no Mackenzie foi o Jean-Jaques Peretti, representante do Sunny Side of the Doc. Ele apresentou o evento internacional, que também é encontro voltado para a produção não-ficcional. “Se a gente faz um documentário, é porque temos uma mensagem a transmitir”, disse. Ele explicou que a troca de informações entre produtores do audiovisual é muito importante e que o evento da Sunny Side contribui para a produção de documentários em diversos países, que muitas vezes não possuem recursos financeiros ou que não apoiam politicamente a produção audiovisual.
A organizadora da palestra prévia do Latam Content Market no Mackenzie, Erika Araújo, professora do curso de Entretenimento e Mídia e Head de Relações Institucionais do Latam Content, destacou que a região em que vivemos é um universo para ótimas produções não-ficcionais. “O Brasil e a América Latina têm um potencial enorme na indústria audiovisual e a nossa intenção é fomentar esses negócios na área por meio da coprodução internacional", finalizou.
O coordenador do curso de Mídia e Entretenimento, Norberto Gaudêncio, destacou que a presença de grandes profissionais do mercado de trabalho é uma marca dos cursos de pós-graduação do Mackenzie. "Nossos professores são muito ativos no mercado, sempre trazem colegas, nomes fortes do mercado, que vão para a sala de aula conversar com os estudantes e trazer um conteúdo interessante", apontou.