O campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) sediou, até a última semana, o Road Show Huawei Solar, unidade móvel adaptada para cursos de qualificação, oferecidos de forma gratuita, com foco na energia solar. Depois de passar por diversas cidades do país, o centro de aulas itinerante ficou no Mackenzie por três dias, em uma parceria com a gigante de tecnologia chinesa, Huawei, e com a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).
O Road Show Huawei Solar tem três objetivos: conscientizar a população sobre a importância de usar fontes renováveis para a geração de energia; qualificar profissionais interessados na instalação de sistemas fotovoltaicos; e levar conhecimento para regiões de difícil acesso. A sala de aula itinerante tem espaço para workshops e uma casa com cozinha e lavanderia, totalmente equipadas e abastecidas por um sistema de energia solar. O projeto rodou o país levando cursos básicos sobre instalação de sistemas fotovoltaicos para mais de 50 cidades, já percorreu 17 estados brasileiros.
“Uma grande Universidade precisa estar muito próxima do setor produtivo, do governo, do setor de serviço. A parceria traz oportunidades e experiências para o nosso corpo docente, esse contato permite essa absorção com a tecnologia”, afirmou o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos.
Para o diretor da Escola de Engenharia (EE) da UPM, Marcos Massi, a chegada da sala itinerante é uma oportunidade para os alunos e para a comunidade mackenzista aprenderem mais sobre uma fonte de energia sustentável e moderna. “É uma área que está crescendo mundialmente e nós aqui do Mackenzie não poderíamos estar de fora, nós estamos oferecendo cursos de pós-graduação e também cursos para os alunos de graduação nesse sentido”, afirmou.
A escolha da UPM para sediar o foi estratégica para a Huawei. “O Mackenzie é uma das instituições mais tradicionais do Brasil, então estarmos aqui representa estarmos mais próximos do mundo do universitário, porque o Mackenzie é uma das grandes entidades educacionais”, disse o gerente de Soluções da Huawei Digital Power, Nelson Stanisci.
Foram diversas turmas participantes das aulas em um clima de expectativa para aprender mais sobre a energia fotovoltaica. “É um dos mercados mais promissores aqui do Brasil, um mercado que cresceu muito agora na pandemia. A independência energética é uma coisa que todos vão querer para não ficarem à mercê das concessionárias”, declarou o estudante de Engenharia Elétrica da UPM, Filipe Figueiredo Ramos.
A chegada do Road Show Huawei Solar é apenas uma das primeiras oportunidades de parceria entre a Universidade e a empresa, que certamente estreitarão laços. “A perspectiva da parceria para nós é fundamental porque isso confirma aquilo que nós já estamos desenvolvendo dentro da Universidade. A UPM já tem feito programas de capacitação, de curta duração. Para que também possa haver uma transformação, porque é um mercado crescente, então temos que oferecer a possibilidade de especialização na área”, celebrou o reitor Marco Tullio.