A nova série do MackPlay, “Te Conheço de Algum Lugar”, recebeu o haitiano Juniasse Ducheine, sobrevivente do terremoto que atingiu o Haiti em 2010. Ele contou como chegou no Brasil, e sua tristeza em ver a guerra civil que está acontecendo em seu país natal. Além disso, ele carrega consigo uma paixão: a música.
Para ele, o motivo de escolher o Brasil como sua moradia se dá pelo esporte e seus ídolos. “Por volta dos nove anos, eu assistia muitos jogos de futebol, adorava o Ronaldo e o Ronaldinho, pensava em vir para cá, para conhecer. Sempre torci para o Brasil, eu gostava demais”, destacou.
Juniasse está no Brasil desde 2017, ao chegar foi morar com sua irmã, que havia vindo para o país um pouco antes. Diante de um concorrido mercado de trabalho e de preconceitos existentes, ele iniciou sua jornada fazendo serviços, como “bicos”. Com o passar do tempo, sua irmã, que trabalhava na empresa Impacto, prestadora de serviços para o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), o indicou para fazer parte da terceirizada. Este foi o primeiro contato que ele teve com o Mackenzie. Após isso, Juniasse saiu da Impacto e virou funcionário do IPM.
Atualmente, sua namorada e filha, também haitianas, moram aqui no Brasil. Juniasse reforça sua realização ao trabalhar no Mackenzie, para ele a educação é a base de tudo, e poder entregar um futuro melhor para sua filha é gratificante. “Depois que eu consegui entrar no Mackenzie, estou muito feliz por conta da minha filha, que vai ter direito de estudar, é uma escola que dá muita oportunidade. Eu também penso em estudar, gostaria de fazer o curso de Engenharia”, salientou.
No fim da entrevista, ele mandou uma mensagem para seus pais, que estão no Haiti, em Crioulo, língua haitiana, que traduzida para o português, seria: “Agradeço a eles por todo apoio ao chegar até aqui, graças a Deus eu e minha família estamos muito bem no Brasil, muito obrigado”, disse Juniasse.
O episódio completo está disponível no site, YouTube e app (android e IOS).
O “Te Conheço de Algum Lugar” é uma iniciativa do MackPlay para dar voz e visibilidade às pessoas que contribuem todos os dias, cotidiano do Mackenzie. Através de entrevistas, explora as histórias, identidades e características culturais desses indivíduos muitas vezes invisíveis no corre-corre da rotina do Mackenzie. O objetivo é mostrar a diversidade e importância de cada um dentro da comunidade mackenzista e como suas histórias são mudadas depois que passam por aqui.