Compartilhe nas Redes Sociais

O curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Presbiteriana Mackenzie foi estruturado para oferecer ao aluno uma ampla formação – intelectual, técnica e artística – capaz de prepará-lo para exercer seu papel profissional na sociedade de forma crítica e ética, com aptidão para trabalhar em qualquer tipo de produção audiovisual, em funções variadas que são estudadas ao longo de quatro anos. No cinema e no audiovisual é essencial que o recém-formado esteja preparado para o dinamismo de sua profissão e para as transformações do mercado de trabalho.

Atualmente, com os incrementos tecnológicos nos insumos utilizados nas produções cinematográficas, há demanda por profissionais com maior conhecimento de plataformas digitais e como interagir com elas. O trabalho intelectual especializado continua essencial para a realização de produtos audiovisuais, porém o suporte digital tornou-se preponderante. Teoria e técnica devem caminhar juntas, servindo-se de forma recíproca no exercício da profissão.

Por esse motivo, o curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Presbiteriana Mackenzie trabalha com os três pilares recomendados para uma vivência acadêmica profunda e efetiva: Ensino, Pesquisa e Extensão. No Ensino, técnica, prática e teoria são trabalhadas em conjunto, pois assim será vivenciado pelo profissional quando estiver no mercado: utilizará seu conhecimento técnico para realizar atividades práticas com qualidade, sempre fundamentado pelo entendimento da complexidade da produção do conteúdo requerido e refletindo criticamente sobre o processo implementado, consciente de suas variantes e implicações éticas e cidadãs. É essencial contarmos com cineastas bem formados, capazes de exercer suas atividades profissionais com excelência e, ao mesmo tempo, que sejam críticos e conscientes de seu papel na sociedade. Na Pesquisa, sempre estimulada por meio da participação em projetos e grupos de estudo de docentes, bem como pelos programas de Iniciação Científica e Tecnológica, é possível desenvolver

a reflexão teórica e até mesmo prática, em busca de aprimoramento na área e maior entendimento de suas complexidades. Por fim, na Extensão, o discente terá a possibilidade de vivenciar o impacto que sua atividade profissional pode ter na sociedade, por meio de projetos que ocorrem além muros da Universidade. Cinema e Audiovisual, por definição e natureza, são extensionistas, pois dependem do público para existir e da sociedade para interagir.

O Mercado de Trabalho

O cinema é uma forma de arte e comunicação que tradicionalmente é utilizada como meio para entreter e informar, e se trata de veículo para manifestações estéticas e produção de conteúdo. A profissão de cineasta e produtor de audiovisual é multifacetada, permitindo que este atue como produtor, diretor, roteirista, diretor de fotografia, montador/editor, câmera, diretor de arte, cenógrafo, figurinista, crítico, pesquisador, dentre outras atividades. O papel social do cineasta não se caracteriza por seu meio puramente técnico, e sim pela mediação de relações culturais, ou seja, relações que envolvem poder, ideologia, estética e ética.

A proposta do curso é formar um aluno com bagagem prática, histórica, crítica e teórica, preparando-o para atuar em diversas mídias audiovisuais ou até mesmo como consultor. Entre outras tarefas, o aluno estará apto a realizar projetos cinematográficos, escrever roteiros, liderar equipe de filmagem e de planejamento, produzir filmes, trabalhar como gestor cinematográfico – nos três pilares principais, que são produção, distribuição e exibição –, editar filmes, realizar a filmagem e iluminação de uma produção, executar pesquisa iconográfica e histórica e planejar reconstruções de época, dirigir atores, compreender e avaliar criticamente os processos e, como prerrogativas de sua área, usar adequadamente a língua portuguesa, se adaptar aos diferentes meios e veículos e, principalmente, trabalhar com ética e compromisso com a sociedade, visando ao seu crescimento e ao enriquecimento da cidadania.

Avaliações e Premiações

RUF 2019 - 4º lugar no ranking Brasil das universidades não-públicas.

Sem resultados...