Os grupos de pesquisa classificam-se de acordo com a sua experiência e liderança no campo científico ou tecnológico, em:
- Grupos consolidados;
- Grupos emergentes;
- Grupos de estudos.
Os grupos consolidados organizam-se hierarquicamente em torno de um ou, eventualmente, de dois líderes de comprovada competência e experiência na gestão de projetos de pesquisa com fomento e produção acadêmica.
Os grupos consolidados consistem numa fonte de visibilidade institucional para a sociedade quanto à capacidade de pesquisa da UPM.
Os grupos emergentes e grupos de estudos caracterizam-se pela experiência em projetos de pesquisa com ou sem fomento e produção científica em consolidação, que ainda não se enquadram nos critérios estabelecidos para grupos consolidados.
Os grupos de estudos devem ser alçados à qualidade de grupos emergentes de pesquisa ao atenderem aos critérios estabelecidos para esses grupos, após permanecerem por quatro anos na categoria de grupos de estudos.
Os grupos emergentes de pesquisa devem ser alçados à qualidade de grupos consolidados de pesquisa ao atenderem aos critérios estabelecidos para esses grupos, após permanecerem por quatro anos na categoria de grupos emergentes.
Farão parte do diretório de grupos de pesquisa do CNPq os grupos consolidados e os grupos emergentes. Os grupos serão avaliados periodicamente sendo descredenciados pela UPM no diretório de grupos de pesquisa do CNPq em caso de não atendimento dos critérios estabelecidos neste Regulamento.
A Coordenadoria de Fomento à Pesquisa manterá ações de apoio aos grupos de estudos e grupos emergentes de pesquisa, objetivando a qualificação da pesquisa e a progressão destes para as categorias imediatamente superiores.