Design Mackenzie inicia comemorações de seu cinquentenário

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Evento contou com a presença de aluna da segunda turma da graduação 

22.09.2022 - EM

Comunicação - Marketing Mackenzie


A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou, na última quarta-feira, 21 de setembro, a abertura dos três dias de comemoração dos 50 anos do curso de Design. O evento ocorreu no auditório Benedito Novaes Garcez, prédio 9, no campus Higienópolis, após uma apresentação musical no bosque da Arquitetura. 

“Comemorar o cinquentenário do Design no Mackenzie é uma sensação de concretização. Minha expectativa é que nos próximos anos alunos e professores sempre tornem esse setor contemporâneo”, afirmou o reitor Marco Tullio de Castro Vasconcelos. 

Segundo a diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), professora Angélica Alvim, o curso de Design forma profissionais flexíveis e ao mesmo tempo atentos as demandas de uma sociedade dinâmica. Ela comenta que comemorar cinco décadas é celebrar a trajetória de uma área nova no Brasil, e a história de um trabalho que envolveu muitas cabeças que pensaram no curso enquanto processo. “Tenho orgulho de ter esse curso aqui na FAU”, pontuou a diretora. 

Como palestrante da noite, foi convidada a ex-aluna da segunda turma de Design, e posteriormente professora do curso, Suzana Mara Sacchi Padovano, para apresentar suas experiências no setor e na Universidade. Para ela, o designer mackenzista tem infinitas possibilidades de sucesso. “Tive o prazer de ler a grade atual, e percebi que houve uma grande maturação nas disciplinas do curso. Realmente nossos alunos podem chegar aonde quiserem”, comentou a convidada. 

Durante o evento as autoridades consideradas mais influentes do curso foram premiadas pelo desempenho da graduação nos últimos anos. Entre eles, estavam o reitor Marco Tullio; a diretora da FAU, Angélica Alvim; a coordenadora do curso de Design, Nara Silvia; e a palestrante convidada, Suzana Mara Sacchi Padovano,  

“Nesses três dias de celebração traremos egressos do curso para falar dos seus momentos na nossa escola e como isso impactou na carreira deles. É muito importante que a atual geração tenha conhecimento da nossa trajetória no ramo”, disse a coordenadora do curso de Design, Nara Silvia. 

O presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura; o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro; e a pró-reitora de Granduação, Jannete Brustein, também estiveram presentes no evento.   

O curso de Design 

Durante 50 anos, o curso de Design passou por três etapas significativas que delinearam sua narrativa até o presente momento e que qualificam as modificações temporais e espaciais:  

1ª fase, de 1971 a 1978, refere-se à implantação do Desenho Industrial, como era chamado na época, na Faculdade de Arquitetura;  

2ª fase, de 1978 a 2005, compreende a migração do Desenho Industrial para a recém-criada Faculdade de Comunicação e Artes;  

3ª fase, a partir de 2005, o curso de Design foi reintegrado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Em 2009, foi implantada a quarta grade curricular, a denominação de Desenho Industrial e, em 2011, passou a ser curso de Design.  

No ano de 2014, foi implantada a atual matriz curricular em vigor. A abordagem pedagógica, ao longo dos anos, sempre privilegiou a formação de um profissional voltado à atuação ampla em Design, com a distinção entre duas habilitações: Projeto de Produto e Programação Visual.  

Hoje, a UPM oferece uma capacitação alinhada às tendências contemporâneas nacionais e internacionais. Ademais, o curso tem um caráter generalista, oferecendo formação simultânea em diversas áreas de atuação, e autonomia na aquisição de conhecimentos.  

Nessas 5 décadas, o curso de Design da UPM, campus Higienópolis, expandiu-se e intersectou-se com outras áreas como Engenharia, Direito e Administração. Também ganhou profundidade ao se segmentar para especializar em subáreas de atuação como Design Instrucional, Design de Serviços, Legal Design, dentre outras tantas que surgem constantemente, em resposta às novas demandas da sociedade.