Eventos

Culto de Ações de Graças pela Ressurreição de Cristo destaca verdade, consolação e testemunho

Cerimônia realizada pela Chancelaria Mackenzie tratou da ressurreição de Jesus como fundamento da fé cristã 

17.04.202514h04 Jullia Oliveira, sob supervisão de Renan de Simone

Compartilhe nas Redes Sociais

Culto de Ações de Graças pela Ressurreição de Cristo destaca verdade, consolação e testemunho

Na manhã da última quarta-feira, 16 de abril, o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) recebeu, no auditório Ruy Barbosa do campus Higienópolis, o culto em Ações de Graças pela Ressurreição de Jesus Cristo. A celebração, realizada pela Chancelaria do Mackenzie, reuniu lideranças institucionais e das unidades mantidas do IPM, capelães, assistentes de capelania e membros da comunidade acadêmica, que puderam acompanhar o culto presencialmente e também pela transmissão pelo YouTube. 

“Esse culto está sendo chamado em ações de graça, pela Páscoa e ressureição de Jesus Cristo e que todo esse momento seja de exaltação, adoração ao Deus a quem servimos", disse o chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro.

A cerimônia teve início com momentos de louvor conduzidos pela Escola Livre de Música Mary Ann Chamberlain (ELMMAC) e apresentações do Coral Infantil do Colégio Presbiteriano Mackenzie, além do Coral da Capelania. Em clima de reverência e celebração, orações e cânticos ressaltaram a maior esperança cristã.

A pregação, conduzida por Grangeiro, foi baseada na mensagem em Lucas 24, que narra sobre a tristeza dos discípulos a caminho de Emaús, após a morte de Jesus Cristo na cruz, e a surpresa de sua ressureição. O chanceler extraiu três pontos principais da mensagem de Cristo. "Jesus mostrou a verdade factual de sua ressurreição a eles, mas não se limitou a isso, também aqueceu o coração daqueles discípulos com uma proximidade consoladora, pois caminhou com eles até Emaús. Além disso, assim, que o reconheceram como o Jesus ressurreto, isso transformou a existência deles, pois passaram a viver o testemunho existencial, contaram aos demais discípulos e outras pessoas as boas-novas", destacou Grangeiro. 

Durante sua reflexão, ele questionou sobre a importância da ressureição de Jesus sobre a nossa vida e ofereceu três conselhos práticos, baseados nas lições de Cristo. "O primeiro é que, assim como Jesus fez os discípulos encararem a realidade, encare a sua realidade à luz da ressurreição. A morte morreu quando da morte de Cristo no calvário", pontuou.

A seguir, o chanceler recomendou que devemos nos humilhar diante de Deus e pedir sua companhia íntima no nosso cotidiano. "Fica conosco, senhor. Assim como eles pediram, precisamos pedir também".

Por fim, Grangeiro sugeriu que devemos nos dispor e nos comprometer com um projeto de vida que vá além da nossa mera existência. "Há uma missão maior para sua vida. A vida é mais. Seguir a Jesus é o mais fascinante projeto de vida", ressaltou ele, lembrando que a Páscoa não é apenas a historicidade, mas também o significado de cumprimento daquela promessa de Deus, de que haveria um Cordeiro que tira o pecado do mundo. 

"Para o Mackenzie, é fundamental rememorar esta verdade e celebrar com toda sua comunidade", completou o chanceler.

O presidente do IPM, reverendo Cid Caldas, compartilhou que o evento maior da cristandade é a morte e ressureição de Jesus. "O Mackenzie sempre manteve a bíblia aberta na instituição e essa cerimônia não tem um compromisso só com a palavra de Deus, mas também com o ensinamento da palavra, que é praticado diariamente, neste culto celebramos isso’, finalizou.

O culto foi encerrado com a bênção apostólica e um momento de confraternização entre os presentes, reforçando os laços de comunhão e gratidão pela ressurreição de Jesus Cristo. 

Acompanhe a celebração completa abaixo: