23.01.2019 - EM Atualidades
Na próxima sexta-feira, 25 de janeiro, a cidade de São Paulo completará seu quadringentésimo sexagésimo quinto aniversário. Para comemorar a data, várias programações estão agendadas em locais pertencentes à variada identidade da cidade. Para garantir melhor deslocamento e proveito dos eventos, todas as linhas do Metrô e da CPTM funcionarão até 1h da manhã do dia seguinte (sábado).
Dentre o circuito de casas culturais e museus, destacamos algumas opções do que fazer neste dia. Veja a seguir:
Museu da Imigração
O Museu da Imigração trabalha com a preservação da memória daqueles que vieram para o Brasil e suas relações com diversas comunidades aqui estabelecidas. Nele, o processo migratório é priorizado, junto com a identidade paulista formada a partir da junção de diferentes nacionalidades.
Programação especial
Das 9h às 13h: Será disponibilizada a oficina A Fotografia e a Preservação Arquitetônica, com objetivo de apresentar um panorama histórico com abordagem teórica e prática de fotografia, patrimônio e urbanismo. Para a realização do curso, é preciso ter câmera fotográfica e se inscrever, gratuitamente, pelo e-mail m.souto@museudaimigracao.org.br.
Das 14h às 16h30: O Museu apresentará documentário interativo, intitulado Entrevilas, produzido pelo Estúdio CRUA e realizado pelo CPF-Sesc, que mostrará aos visitantes o cotidiano de vilas operárias e a história das lutas trabalhistas que marcaram a trajetória industrial de São Paulo. Durante o evento, haverá roda de conversa com a equipe realizadora e, em seguida, os participantes poderão conhecer a exposição Sinta-se em casa.
O MI terá entrada gratuita e funcionará até meia-noite.
Confira a programação completa aqui.
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca
Fone: 11 2692-1866
Fundação: 25 de junho de 1993
Pinacoteca do Estado
A Pinacoteca é o museu de arte mais antigo da cidade. O local expõe produções brasileiras do século XIX até a contemporaneidade, envolvendo trabalhos de artistas paulistas como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino e Oscar Pereira da Silva, e obras representativas como as de Anita Malfatti, Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral.
Programação especial:
Das 10h à meia-noite:Food trucks estão confirmados para ficarem no estacionamento da Pinacoteca.
Das 11h às 15h: Atividades educativas, relacionadas às obras em exposição, serão promovidas a crianças e famílias.
18h: Será reinaugurado o auditório da Pinacoteca, com pocket-show de Zezé Motta.
Até meia-noite: Exposições em cartaz, tais como a Invenção de Origem, com obras de Antonio Dias, Carmela Gross, Lothar Baumgarten, Solange Pessoa e Tunga; Coleções em Diálogo: Museu Histórico Nacional e Pinacoteca de São Paulo, que envolve pinturas, esculturas e desenhos de ambos os museus; e Rosana Paulino: a Costura da Memória, considerada a primeira mostra retrospectiva da artista, reconhecida por obras que confrontam questões sociais, como a posição da mulher negra na sociedade contemporânea.
Confira toda a programação aqui.
Endereço: Praça da Luz, 2
Fone: 11 3324-1000
Fundação: 25 de dezembro de 1905
Museu da Imagem e do Som
O Museu da Imagem e do Som abrange fotografias, filmes, vídeos, cartazes, peças gráficas, equipamentos de imagem e som, registros sonoros, livros, catálogos, periódicos, documentos, CDs e DVDs. Seu principal objetivo é preservar as manifestações referentes a artes gráficas, música, cinema, fotografia e o que estiver relacionado com a contemporaneidade brasileira.
Programação especial:
O MIS trará ao público programação inspirada no Carnaval, com blocos, oficinas, DJ e exibição de filmes.
Das 10h às 16h: Oficina de Máscaras.
11h: Bloco Infantil Gente Miúda.
13h, 16h30 e 18h30: DJ Simoníssima.
14h: Filme Você já foi à Bahia?;
14h e 16h: Oficina de maquiagem: Se joga na purpurina - com Cintia Masil e Luis Cambuzano; Oficina de adereços de carnaval - com Lívia Camargo.
15h: Bloco Arrianu Suassunga.
16h: Filme Rio;
17h: Bloco Domingo Ela Não Vai.
Os ingressos são gratuitos e estão sujeitos à lotação.
Confira os espaços dos eventos e retirada de ingressos aqui.
Endereço: Av. Europa, 158 – Jardim Europa
Fone: 11 2117-4777
Fundação: 1970
Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira tem a função de conservar objetos, móveis e equipamentos pertencentes a várias épocas da história da moradia no Brasil. O local é um núcleo de pesquisa, discussão de arquitetura e design, com acervo de documentação contemporânea brasileira e internacional. A construção remete às linhas do Palácio Imperial de Petrópolis (RJ).
Programação especial:
11h: Projeto Música no MCB com Chocollate e Velha Guarda da Vila Maria.
18h30 e 21h30: Visita orientada ao acervo com o Educativo MCB.
20h: Projeto Música no MCB com Fizz Jazz.
Das 10h às 23h: Restaurante Santinho MCB e serviços de bar; a partir das 19h, cardápio especial em homenagem à cidade de São Paulo.
O Museu funcionará das 10h até meia-noite e terá entrada gratuita.
Confira mais detalhes aqui.
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano
Fone: 11 3032-3727
Fundação: 1970
Casa das Rosas
A Casa das Rosas é um casarão antigo no estilo clássico francês do centro da cidade e recebeu esse nome por possuir um dos maiores e belos jardins de rosas da cidade. Sua proposta é ser um espaço diferenciado, dedicado a exposições, leitura e pesquisa, dentre diversas manifestações culturais com caráter literário e poético.
Programação especial:
Está agendado o Encontro Peripatético: Três poetas de São Paulo. O evento vai reunir as obras de Guilherme de Almeida, Haroldo de Campos e Mário de Andrade com a cidade de São Paulo e ligará os três espaços da Rede de Museus - Casas Literários de São Paulo. O foco será a relação de Haroldo de Campos com o romance Macunaíma, de Mário de Andrade.
10h: Café da manhã de boas-vindas.
Para participar, é preciso realizar sua inscrição online ou na recepção da Casas das Rosas, presencialmente.
Entrada gratuita
Confira mais informações aqui.
Endereço: Avenida Paulista, 37 – Bela Vista
Fone: 11 3285-6986/ 11 3288-9447
Fundação: 1991