13.11.2024 - EM
Ter colegas no local de trabalho é muito importante, tanto para colaboração e alcançar bons resultados quanto para garantir uma convivência harmoniosa. Um clima organizacional positivo é um dos aspectos mais valorizados por profissionais, já que não só contribui para a saúde mental, mas também melhora o desempenho da organização e consequentemente da equipe.
Se você é novo na empresa ou está buscando se aproximar dos colegas para construir relacionamentos mais positivos, confira algumas dicas que podem te ajudar a fortalecer o networking interno, além de promover um ambiente mais colaborativo e leve.
Seja agradável
A primeira regra para se aproximar dos colegas de trabalho é ser agradável. Isso significa adotar uma postura aberta ao diálogo, cumprimentá-los, sorrir, ser educado e agir da maneira como gostaria que agissem com você. Vale lembrar que, embora muitos apreciem a equipe e o local de trabalho, é fácil esquecer de demonstrar esse apreço no dia a dia. Alguém que passa o dia sério e isolado pode transmitir uma imagem de antipatia ou falta de interesse, mesmo que isso não reflita seus verdadeiros sentimentos.
Demonstre interesse pelas pessoas
Ao se aproximar de seus colegas, mostre interesse pelo que eles compartilham. Pergunte sobre gostos pessoais, como músicas ou hobbies, e mostre curiosidade em conhecê-los de verdade. Quanto mais você souber de seus colegas, melhor conseguirá criar relações positivas e agradáveis. Por exemplo, se um colega de trabalho menciona que tem um familiar hospitalizado, pergunte nos próximos dias como a pessoa está. O cuidado demonstra empatia e atenção, fazendo com que a pessoa se sinta acolhida, além de abrindo abrir espaço para uma conexão autêntica.
Valorize os momentos de interação
Aproveite os momentos de interação com os colegas, sejam as pausas para o café e os intervalos para o almoço. Esses momentos são oportunidades valiosas para fortalecer laços. Por exemplo, se a empresa promove uma confraternização ou celebração de aniversário, faça o possível para participar. Tais eventos são pensados para aproximar os colaboradores. As pequenas interações criam um ambiente mais acolhedor e ajudam você a se integrar com mais naturalidade, fazendo com que os outros o vejam como uma pessoa acessível e amigável.
Evite as comparações e competições internas
Está comprovado que o trabalho em equipe traz resultados mais positivos do que o trabalho individual, pois permite que todos contribuam e complementam as ideias uns dos outros. Por isso, evite se comparar com os colegas ou entrar em uma competição.
A força de uma equipe está em sua variedade de culturas e experiências, permitindo que ideias diferentes se complementem. Lembre-se de que seu maior diferencial é ser você, e as comparações ignoram o valor de cada pessoa. Assim, em vez de se comparar, concentre-se em aprender e colaborar com os outros.