Com o tema central “O Futuro Começa Agora: da criança ao adulto, da gestão econômica à gestão da sala de aula”, o Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB) recebeu, entre 4 e 6 de setembro, o XVII Encontro de Educação Mackenzie, com a participação de mackenzistas de todo o Brasil para debater sobre as transformações e os desafios da educação básica.
A programação começou com a fala de boas-vindas do diretor de Educação do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Dr. José Paulo Fernandes Júnior, que agradeceu os presentes e falou da importância do evento. “É só observar o tema deste XVII Encontro para ter uma ideia da dimensão, complexibilidade e da riqueza dos assuntos que serão tratados, eles vão ao encontro de todo trabalho dos diretores e suas equipes vem desenvolvendo”, disse.
Em seguida, a superintendente de Educação Técnica e Básica do IPM, professora Márcia Braz, trouxe os motivos da escolha do tema e explicou a dinâmica do evento. Logo após, aconteceu um momento de louvor com o grupo do CPMB, e por fim, o momento devocional com o Reverendo Ithamar Ximenes. Antes de iniciar as palestras, o grupo de teatro do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília se apresentou e mostrou cenas cotidianas dentro de sala de casa intitulada “Sementes de luz plantando a fé na educação”, seguida da reflexão que mostra a fé como uma semente de luz que quando plantada em terreno feril dá frutos.
A palestra de abertura foi do Reverendo, Dr. Junio César da Rocha, e teve como tema “A confessionalidade como lamparina”. Em sequência aconteceram duas plenárias “Perfil Geracional e Implicações para a Gestão da Sala de Aula”, com o professor Gabriel Neres do Colégio Presbiteriano Mackenzie São Paulo (CPM) e moderação do diretor do CPMB, professor Alexandre Almeida; e para encerrar a parte da manhã, o assunto foi “Inteligência Artificial na Educação”, com o professor Luis Octávio Alves do CPMSP e moderação do diretor Ricardo Cassab do CPM.
A programação da tarde foi iniciada com a apresentação do Colégio Presbiteriano Mackenzie Palmas, conduzida pela diretora da unidade, a professora Adriana Dantas. Ela contou como iniciou a história do colégio e quais as perspectivas para o futuro. “Há oito anos o sonho de ter um Colégio Mackenzie em Palmas se concretizou. Temos feito nosso trabalho com muita dedicação para entregar o melhor para a comunidade local, temos pouco mais de 700 estudantes e cerca de 70 colaboradores”, declarou.
A Plenária que veio na sequência “Como a identidade institucional impacta a gestão de uma Unidade Educacional Cristã?", trouxe a palestra do Chanceler do Mackenzie, o Reverendo Dr. Robinson Monteiro e moderação do diretor do CPM Agnes Recife, Eduardo Azevedo. Já o tema que encerrou o primeiro dia foi “Lições para líderes educacionais: como o senso de missão potencializa a autogestão pessoal e das demandas e desafios do ambiente escolar?”, e contou com os mesmos participantes do debate anterior.
O segundo dia, no dia 5 de setembro, começou com a consultora de Gestão Escolar, professora Sueli Almeida, que comentou sobre os temas que serão abordados ao longo do dia como sendo fundamentais para a gestão e desenvolvimento para as instituições mackenzistas. “Vivemos em um tempo de mudanças constantes e a educação tem um papel fundamental de transformação nos indivíduos, por isso é essencial buscar apropriar as práticas. É com esse intuito que o Mackenzie busca uma formação continuada e trazendo coisas novas. É muito bom fazer parte de uma instituição assim”, disse.
Na sequência foi apresentado o vídeo do Instituto Cristão Mackenzie Castro que mostrou depoimentos de alunos sobre o diferencial da instituição e como ao longo dos anos ela foi importante para as gerações de diversas famílias. “A ideia é que a escola seja uma benção passada por meio das gerações", comentou o diretor do Instituto Mackenzie de Castro, o professor Bruno Romano.
Antes das duas plenárias do segundo dia, aconteceu o momento devocional conduzido pelo Reverendo Alexandre Antunes do CPM. O tema que abriu os debates do segundo dia foi “Gestão de Qualidade: implementação de práticas de melhoria contínua e garantia da qualidade dos serviços educacionais Mackenzie”, com participação dos conselheiros do IPM, Dr. Nehemias Curvelo Pereira e Dr. Marcelo Barreto e moderação do diretor de Educação do IPM, Dr. José Paulo.
Encerrando a manhã, o debate foi “Gestão Econômica nas Escolas Planejamento Financeiro Escolar”, com o diretor de Educação do IPM, Dr. José Paulo, o conselheiro do IPM, Dr. Rui Otávio de Andrade e o Dr. Denys Rosa. A moderação foi da superintendente de Educação Técnica e Básica do IPM, professora Márcia Braz. Temas como: planejamento financeiro escolar; captação de recursos e controle de despesas fizeram pauta da discussão.
Abrindo a programação da tarde, as autoras do Livro "Ela ainda está aqui – falando sobre Alzheimer com as crianças”, as professoras do CPM,Margareth Tringoni e Ruth Blaud Pomar apresentaram um pouco da obra, que faz uma abordagem para sensibilizar as crianças sobre o envelhecimento e o Alzheimer. Em continuidade, o Coral de Funcionários do CPMB fez uma bela apresentação.
O primeiro tema do segundo dia do turno vespertino, “Cultura Organizacional e Desenvolvimento Profissional e Ambiente Escolar Positivo”, teve a moderação da gerente Mackenzie de Ensino, professora Marcia Regis e participação do conselheiro do IPM, Dr. Renato Laranjo Silva e o gerente de Gestão de Pessoas do IPM, Guilherme Kosmann. Durante o debate foi abordado sobre a importância da cultura organizacional e desenvolvimento profissional dentro do Mackenzie. Outro ponto citado foi como um ambiente escolar positivo faz toda diferença na vida do estudante.
“Gestão de Conflitos“ foi a temática de encerramento do segundo dia do XVII Encontro de Educação Mackenzie. Na ocasião, os conselheiros do IPM, o Reverendo Juarez Marcondes e o Dr. André Peixoto participaram do debate que apresentou sugestões de como resolver os conflitos e desenvolver as habilidades de comunicação. A psicóloga do IPM, Talita Ferreira fez a condução do bate-papo.
Para abrir o último dia do evento, alguns colaboradores do CPMB fizeram uma adoração para agradecer pelos três dias do evento. Já o momento devocional ficou a cargo do Reverendo Isaac Correa do Instituto Cristão Mackenzie Castro.
O conselheiro do IPM, Reverendo Cid Caldas, realizou a primeira palestra que abordou sobre os aspectos práticos da liderança espiritual na gestão escolar Em seguida, o presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), Roberto Brasileiro, falou da confessionalidade como lamparina. Em seguida, aconteceu o último debate “Adolescência: tempo de paixões e desafios “, que foi apresentado pela psicóloga Elisa Leão e moderado pelo assessor pedagógico do CPM, professor Adriano Bareia. “O aluno sempre tem um professor (a) referência, que ele confia e vai ouvir os conselhos, então temos um papel muito importante nessa fase de tanta transformação na vida do adolescente”, disse o professor Bareia.
Para encerrar o XVII Encontro de Educação Mackenzie, aconteceram duas apresentações: a primeira do Coral da Educação Fundamental Anos Iniciais do CPMB, com uma apresentação contendo um repertório diversificado, com canções infantis de grandes nomes da cultura popular brasileira. E, a segunda foi a demonstração da equipe de Saltos Ornamentais do CPMB, com a supervisão do ex-atleta olímpico e professor Cesar Castro.
Sobre os Colégios Presbiterianos Mackenzie
Os Colégios Presbiterianos Mackenzie são reconhecidos, hoje, pela qualidade no ensino e educação que oferecem aos seus alunos, enraizada na antiga Escola Americana, fundada em 1870, por George e Mary Chamberlain, em São Paulo. A instituição dispõe de unidades em São Paulo, Tamboré (em Barueri-SP), Brasília (DF) e Palmas (TO). Com todos os segmentos da Educação Básica - Educação Infantil (Maternal, Jardim, Jardim I e II), Ensino Fundamental e Ensino Médio.
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