O Colégio Presbiteriano Mackenzie de Brasília receberá, entre os dias 9 e 12 de maio, o Campeonato Brasileiro de Saltos Ornamentais e a Copinha Brasil, da mesma modalidade. As competições serão realizadas pela manhã, das 8 às 12h, e à tarde, das 14 às 18h. Haverá transmissão ao vivo pelo site da Saltos Brasil.
A competição reunirá competidores de várias regiões do país para disputar as diferentes modalidades de saltos ornamentais. O evento é de suma importância, pois é por meio dele que surgem os futuros atletas para representar o Brasil em torneios internacionais, como os mundiais e as Olimpíadas.
Mackenzie e os Saltos Ornamentais
A instituição destaca-se por ser o único colégio de Brasília com estrutura adequada para sediar um campeonato de tal magnitude. Esse destaque é fruto do apoio fundamental do único atleta olímpico da cidade, o professor e treinador César Castro.
Ele é brasiliense e treinava no colégio durante as participações das Olímpiadas de Atenas 2004 (finalista) e Pequim 2008, sendo um exemplo de sucesso e compromisso com o esporte. Após sua aposentadoria, em 2018, retornou ao Mackenzie como professor, ao investir no desenvolvimento da equipe e auxiliar na melhoria das instalações.
Ele destaca a importância de fazer parte dessa trajetória. “Fui atleta de ponta por muitos anos, de alta performance, mas agora tenho muito orgulho de trabalhar com a base no Mackenzie, a instituição que me patrocinou na maior parte da carreira. Espero que desse trabalho venham novos talentos, assim como tive a oportunidade”, destaca.
Atualmente, a equipe de saltos do Mackenzie conta com 70 atletas que participam de campeonatos nacionais desde 2022. Até o momento, o time conquistou 15 medalhas de ouro, 18 de prata e 13 de bronze. Para o campeonato de Saltos Ornamentais, 26 atletas competirão com idades entre 7 e 14 anos, divididos em cinco categorias.
Para o coordenador de Educação Física, Geison de Oliveira Santos, os saltos ornamentais representam não apenas uma modalidade esportiva relevante para o Mackenzie, mas também para o Brasil como um todo. “A presença do professor César Castro e o suporte da instituição para sediar esses eventos são motivos de grande orgulho e satisfação para toda a comunidade escolar”, afirma.