Como usar a inteligência emocional para lidar com os colegas de trabalho

Conceito pode contribuir para vivência no ambiente profissional

16.05.202409h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

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Como usar a inteligência emocional para lidar com os colegas de trabalho

"A inteligência emocional é mais importante do que o QI. Se você não consegue controlar suas emoções, não importa o quão inteligente você seja, você não vai conseguir ir muito longe." Essa citação é atribuída a Daniel Goleman, psicólogo e jornalista americano, conhecido por popularizar o conceito de inteligência emocional e autor de vários livros com a temática, incluindo “Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que define o que é ser inteligente”, onde explora o conceito e sua importância em diferentes aspectos da vida.

A dinâmica no ambiente de trabalho pode ser complexa, uma vez que existem pessoas com  formações, pensamentos, personalidades e culturas diferentes. Goleman explica que a inteligência emocional é composta por cinco componentes essenciais: autoconhecimento emocional, autorregulação emocional, motivação, empatia e habilidades sociais. Esses elementos são essenciais para determinação do sucesso na vida e no local de trabalho, pois influenciam a forma como os seres humanos interagem com os colegas e familiares, além de como lidam e resolvem os conflitos e desafios.

Autoconhecimento emocional

Antes de interagir com outras pessoas, é necessário entender e gerenciar as emoções pessoais. Isso significa tomar ciência dos sentimentos e como eles influenciam nas ações e decisões, além de definir limites.

Sendo este o primeiro passo para desenvolver a inteligência emocional, o autoconhecimento emocional envolve a capacidade de reconhecer e compreender as emoções. Quando o individuo está consciente de seus sentimentos, e como eles afetam seu comportamento, tende a tomar decisões mais conscientes e evitar reações impulsivas. 

Autorregulação emocional

Quando se obtém a capacidade de controlar as emoções, é possível manter a calma e a compostura mesmo diante de situações desafiadoras na vida pessoal e no ambiente de trabalho. A habilidade permite que a pessoa tome decisões mais ponderadas e evite reações impulsivas que prejudiquem a qualidade dos relacionamentos profissionais em momentos de estresse ou conflito. A autorregulação emocional ainda possibilita encontrar soluções construtivas para resolver os problemas. Isso não apenas promove um ambiente de trabalho mais harmonioso, mas, também, demonstra maturidade e profissionalismo.

Além disso, a autorregulação emocional é essencial para manter o foco e a produtividade no trabalho.  Ao estimular a capacidade de lidar facilmente com distrações e permanecer concentrado, a pessoa também é capaz de superar desafios de forma mais assertiva, adaptando-se às mudanças e mantendo uma atitude positiva, mesmo em meio às adversidades.

Empatia

O próximo passo para ter sucesso nas relações profissionais é desenvolver a empatia no ambiente de trabalho. Quando se é empático, a capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros é expandida, o que é fundamental para construir relacionamentos sólidos e duradouros. 

A empatia também desempenha um papel importante na liderança. Líderes empáticos são mais capazes de inspirar e motivar suas equipes, criando um ambiente onde todos se sintam valorizados e capacitados a contribuir para o sucesso da organização. Essa habilidade não apenas fortalece os relacionamentos no local de trabalho, como contribui para um ambiente mais positivo e produtivo a todos os colaboradores.

Comunicação e habilidades sociais

Ao desenvolver habilidades, como comunicação assertiva, resolução de conflitos e trabalho em equipe, um profissional estará mais apto a construir relacionamentos saudáveis com pessoas dentro e fora da empresa e/ou organização. Desenvolver e investir em técnicas de comunicação maximiza a capacidade de contribuir para os objetivos da equipe e da organização como um todo, além de fortalecer vínculos.

Ao cultivar relacionamentos positivos com colegas, clientes e parceiros de negócios, expande-se também a influência e reputação de um profissional em seu ambiente de trabalho. Essa rede de contatos pode ser uma fonte valiosa de suporte, orientação e oportunidades de colaboração, ajudando-a a alcançar objetivos profissionais a médio e longo prazo.