Em 27 de junho de 2023, o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Dr. Milton Flávio Moura acompanhado da direção do MackGraphe, composta por seu Diretor geral, Prof. Dr. Benedito Guimarães de Aguiar Neto, Dr. Marcos Eberlin (Gerente de PD&I) e Dr. Marcelo Silva Oliveira (Gerente de projetos), visitaram a AMAZUL -Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A, em sua sede em São Paulo.
A Amazul, empresa estatal ligada a Marinha do Brasil, desenvolve o primeiro submarino de propulsão atômica e um reator atômico multi-propósito (MRB) do Brasil, com diversas aplicações como a de radio fármacos e extensão da vida de frutas e alimentos em geral.
A comitiva Mackenzie/MackGraphe foi recebida pelo Presidente da Amazul, Almirante Newton de Almeida da Costa Neto, e sua equipe, e a discussão se deu quanto aos desafios de projetos de pesquisa e desenvolvimento em parceria. No auditório da Amazul, muitos pesquisadores da área nuclear da Amazul conheceram, pelo diretor geral do Mackgraphe, as principais áreas de atuação do Instituto e pelo presidente da Amazul, os seus principais projetos em andamento. Os conteúdos das exposições deixaram claro a magnitude de ambas as ICTs e todos os participantes se entusiasmaram com as possibilidades de colaborações.
A Marinha do Brasil é um dos parceiros mais antigos do Mackenzie, tendo sua primeira parceria, datada de outubro de 1946, quando se enfrentaram na primeira competição esportiva entre forças armadas e instituições de ensino no Brasil. A competição, conhecida como Mac-Nav, acontece até os dias de hoje.
Este encontro de sucesso motivou a a assinatura de um Memorando de entendimento entre ambas as instituições que visa prospectar acordos de PD&I, para que estas duas grandes instituições brasileiras possam unir esforços na busca de inovações e novas tecnologias.