Uma noite mal dormida é um dos primeiros indícios que a saúde mental precisa de mais atenção. Um estudo publicado em 2022, pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos da América (EUA), indica que uma boa noite de sono ajuda na recuperação dos sistemas imunológico, neurológico, esquelético e muscular do corpo humano.
A qualidade de sono está diretamente ligada à capacidade produtiva no ambiente de trabalho. Pessoas que enfrentam problemas crônicos de sono, como a insônia, têm mais dificuldade de concentração e tomada de decisões; além de ter níveis limitados de energia durante o dia a dia. Isso pode reduzir a eficiência no trabalho e aumentar consideravelmente o nível de estresse.
Algumas vezes, os desafios diários influenciam os pensamentos e atrapalham o repouso, mas com algumas dicas práticas, é possível que este momento seja mais agradável e calmo.
Fique longe das telas
No mundo contemporâneo, o celular é o maior inimigo das noites tranquilas. A luz azul emitida pelas telas acaba por despertar ainda mais o cérebro, e o excesso de informação que é recebida no momento de dormir compromete o descanso, gerando sobrecarga mental. O ideal é ficar longe das telas pelo menos 30 minutos antes de ir para cama.
Em casos em que a pessoa não consegue desapegar do celular, uma boa alternativa é usá-lo para ver vídeos ou escutar músicas relaxantes que possam induzir o sono. Alguns aparelhos também incluem o ‘modo noturno’, que reduz consideravelmente a luz emitida pela tela.
Selecione um bom cardápio à noite
Ingerir alimentos em grande quantidade na parte da noite pode prejudicar consideravelmente o sono, já que o seu corpo estará mais concentrado em fazer a digestão e irá demorar mais tempo para entrar em estado de relaxamento. Frituras, alimentos gordurosos e doces são os principais alimentos que devem ser evitados antes de dormir.
As bebidas também podem comprometer o sono; bebidas com alto teor de cafeína (como o café e o chá mate) também influenciam. O ideal é buscar opções mais leves, como suco de frutas, principalmente o de maracujá, ou um chá de camomila.
Crie uma rotina noturna de relaxamento
Mesmo com todas as preocupações ao longo do dia, uma boa noite de sono requer tranquilidade e relaxamento para o corpo e a mente. Existem alguns hábitos que, comprovadamente, podem ajudar neste processo, como tomar um banho quente, alongar-se antes de deitar e tomar chá quente. Além disso, manter um horário fixo para dormir e acordar pode naturalmente influenciar o relógio biológico a manter-se na rotina.
Invista em um ambiente agradável
Quando enfrenta-se distúrbios do sono, é necessário investir em um ambiente aconchegante para tranquilizar a mente. Manter o quarto limpo e organizado, por exemplo, traz uma sensação de paz, tornando-se mais convidativo para o sono. A aquisição de um colchão e travesseiro confortáveis, bem como, utilizar lençóis e roupas confortáveis para dormir também são ótimas pedidas.
Escolher cuidadosamente a decoração do ambiente também influencia na qualidade do sono. A inclusão de cores suaves como tons de azul, verde ou cinza - que são conhecidos por promover a sensação de tranquilidade - e outros elementos que sejam pessoalmente relaxantes na decoração criam uma atmosfera acolhedora e agradável.