Com a chegada de novas ferramentas digitais, o mercado de trabalho se adapta para acomodar tecnologias inovadoras. Uma das plataformas que mais se destaca atualmente é o ChatGPT. A Inteligência Artificial (IA) utilizada pela plataforma foi criada para um método de pesquisa avançado. Nesse artigo, iremos contar como usar a tecnologia a seu favor.
O que é ChatGPT?
O ChatGPT é um algoritmo criado por um laboratório americano de pesquisas de Inteligência Artificial (IA) chamado OpenAI. Seu nome é uma sigla para Generative Pre-Trained Transformer, que pode ser traduzido para “Transformador pré-treinado generativo”.
Muitas vezes, sua funcionalidade é resumida apenas à criação de textos automáticos, porém, sua capacidade é muito mais que isso. A ferramenta utiliza uma rede de informações de toda a internet para a criação de informações que incluem dados de toda a internet.
A plataforma possui uma rede neural chamada Transformer que permite a identificação de palavras-chave em contextos diferentes e frases específicas. Sua tecnologia é considerada extremamente avançada, e já é utilizada em outras ferramentas de IA.
Como ele funciona?
Assim como outras inteligências artificiais, os dados fornecidos ao ChatGPT são coletados de toda a internet. A ferramenta é capaz de reconhecer contexto, criar textos, gerar códigos e resolver alguns cálculos matemáticos.
O site oficial da ferramenta é bem simples. Lá, você irá fazer seu cadastro, e logo um chat como outros aplicativos de conversa deve abrir. Para utilizá-lo, basta inserir sua dúvida ou pedidos na barra do chat e, em instantes, ele deve responder sua questão.
Chat GPT no ambiente de trabalho
O Brasil é um dos cinco países que mais acessam o Chat GPT. Com o crescimento do algoritmo, diversas empresas vêm investindo no seu uso para suas tarefas diárias. Setores como RH, marketing e outras áreas já estão automatizando processos de criação e análises específicas. A geração de conteúdo rápida e eficiente é um dos maiores atrativos.
Outros usos comuns da ferramenta no ambiente de trabalho são a tradução, sumarização e síntese de textos; geração de respostas automáticas; criação de conteúdo para redes sociais; análise de dados e muitos outros.
É importante destacar que, embora útil, o algoritmo não é perfeito. Em alguns casos, os dados coletados estão incorretos, ou a mistura de diversas informações do sistema podem sugerir respostas confusas, ou até mesmo erradas.
Caso você tenha alguma dúvida a respeito das informações fornecidas pelo ChatGPT, é fundamental consultar outras fontes, além de conversar com um colega ou superior, com o objetivo de encontrar formas de solucionar a questão.