Mais um ano letivo se inicia e, ainda em meio à pandemia, os desafios da área da educação aumentam. Apesar disso, o Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Brasília retomou suas atividades e a equipe está devidamente preparada para as atividades de 2022, respeitando todos os protocolos contra a covid-19. Conversamos com o diretor do colégio, Alexandre Moraes de Almeida, e com o assessor pedagógico, Ênio Moraes Fontes, que nos contaram sobre as expectativas e o planejamento para este ano. Confira:
Projetos para o ano letivo
Com o retorno presencial, os planos do Colégio Brasília são animadores. De acordo com Ênio Fontes, os principais projetos deste ano são voltados para o fortalecimento, ainda maior, da identidade confessional da instituição. O aprimoramento dos serviços, com ênfase no Programa de Aperfeiçoamento Pedagógico e Desenvolvimento Docente também será uma ação da unidade.
O diretor Alexandre Almeida aposta na melhoria de resultados em todas as etapas de ensino da escola. “Destacam-se, nesse cenário, todo o movimento para a consolidação do Novo Ensino Médio Mackenzie, cuja implantação se iniciou em 2021, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica”, afirma.
Cuidados adotados e desafios durante a pandemia
Desde o início do retorno às atividades presenciais, o CPM Brasília seguiu rigorosamente todos os protocolos governamentais estabelecidos, como o uso obrigatório de máscaras, manutenção dos ambientes ventilados e álcool em gel à disposição dos alunos e funcionários.
“Estamos sempre com o ‘excesso de zelo’ que marcou as ações do Mackenzie ao longo desses dois últimos anos. Porém, certamente, nosso principal cuidado é, coerentemente com a missão institucional, em amor, cuidar pelo bem-estar de cada integrante da família mackenzista, de modo que, juntos, superaremos as adversidades que se apresentam”, diz o assessor pedagógico.
Sobre os principais desafios enfrentados nesse período, Ênio Fontes ainda conta que o maior deles tem sido dar sequência ao trabalho realizado de forma gradual, o resgate e o reforço dos conteúdos e conceitos significativos, cujo desenvolvimento foi comprometido no primeiro ano da pandemia.
Segundo o diretor do Colégio Brasília, um dos maiores desafios foi conseguir identificar as particularidades de cada turma, visto que os impactos do regime de excepcionalidade tiveram resultados distintos nos diversos segmentos da educação básica e em cada realidade familiar. “Com base nessa cuidadosa sondagem, ajustaremos os planejamentos e ações de modo que se preencham as lacunas detectadas e, paralelamente, se desenvolvam os programas curriculares previstos", explica.
O diretor e a escola têm grandes expectativas para o período, especialmente pelo retorno do regime presencial. “Essa retomada é temperada pelos inúmeros desafios ainda impostos pela pandemia, aliados ao aprendizado e às oportunidades de crescimento por ela impulsionados. A verdade é que, nos espaços do ambiente escolar, as expectativas são — e precisam ser — sempre as melhores”, finaliza Alexandre de Almeida.
Ora, foi o próprio Deus quem nos preparou para isto, outorgando-nos o penhor do Espírito.
2 Coríntios 5:5