Nesta semana de 15 de março teve início a “Fase Emergencial” do Plano São Paulo, válida para todo o estado. Nesta etapa, intensificam-se as restrições de circulação de pessoas e funcionamento de comércios de bens e serviços. As medidas são para tentar conter o avanço da pandemia de covid-19 em São Paulo, que já ultrapassou os 90% de leitos de UTI ocupados nos hospitais, segundo informações governamentais.
Neste cenário, que lembra os contornos do início de 2020, as crianças e adolescentes seguem dentro de casa. Apesar do isolamento, é importante lembrar que as práticas esportivas devem permanecer na rotina dos alunos. Por isso, o Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo oferece modalidades e maneiras diferenciadas de manter os estudantes ativos.
Conversamos com o professor Adriano Bareia Francisco, coordenador de Educação Física e Esportes do CPM São Paulo, para conhecer mais das modalidades que estão funcionando de maneira remota, quais estão paralisadas e o que os pais e responsáveis podem fazer para tornar a prática do esporte em casa uma rotina prazerosa. Acompanhe:
Professor, qual é a importância do esporte na vida das crianças e dos adolescentes, principalmente nesse momento de pandemia?
Adriano: A prática do esporte está relacionada ao desenvolvimento motor, cognitivo, físico e socioemocional da criança e do adolescente. A atividade física combate o sedentarismo, que neste cenário de pandemia, tem sido um dos grandes adversários na busca de um comportamento mais ativo e no combate contra a obesidade. Fortalece a musculatura e proporciona melhor coordenação motora e condicionamento físico para realizarmos as atividades do cotidiano. Há também benefícios relacionados e apontados em alguns estudos com a melhora do desempenho escolar.
Outro ponto que vale a pena destacar é que o esporte é uma ferramenta importante na integração social, pois proporciona momentos de trabalho em equipe e convivência em grupo. Além disso, é um importante agente no fortalecimento do sistema imunológico, protegendo mais o corpo contra possíveis doenças.
Na atual situação, com as crianças e adolescentes muito tempo parados em frente ao computador, sem sair de casa, o sedentarismo ganha força e o sistema imunológico fica mais debilitado. Por isso, é de vital importância que os pais e responsáveis proporcionem momentos para que o aluno possa praticar alguma atividade, ainda que seja dentro de casa.
Vale ressaltar também que praticar exercícios físicos regulamente, como corridas e caminhadas, contribui para a melhora de algumas funções cognitivas, como: atenção, memória e velocidade de raciocínio.
O CPM oferece aulas e modalidades esportivas de maneira remota, como acontecem essas atividades como, por exemplo, aulas de dança e xadrez virtualmente?
Adriano: O aluno se inscreve na atividade especial por meio do nosso sistema e recebe um link por e-mail para participar das aulas. Ambas acontecem na plataforma Google Meet e para a participação é importante que o aluno possua, além da conexão com a internet, uma câmera para poder interagir com as professoras. Durante as aulas de xadrez, a professora apresenta nomes e movimento das peças, propõe situações problemas e desafios para serem solucionados. O próximo passo será a organização de jogos entre os alunos da mesma turma, em uma sala criada num ambiente virtual, especialmente para os participantes.
As turmas de xadrez foram divididas por nível e, desta maneira, a professora dá o estímulo específico e mais adequado para os alunos de acordo com seu desenvolvimento.
Já durante as aulas de dança são apresentados elementos para a montagem de coreografias em diversos ritmos e intensidades diferentes, o que também contribui para a melhora do condicionamento físico. Essas são algumas das formas que encontramos para propor atividades aos alunos sem precisem se deslocar até o Colégio no momento. Enquanto estivermos neste cenário, são atividades que continuarão acontecendo normalmente de maneira remota.
Quais aulas precisaram ser suspensas, temporariamente, por conta da pandemia? Quando estavam ocorrendo presencialmente, quais eram os protocolos de higiene e segurança seguidos?
Adriano: Aulas de Basquete, Vôlei, Futsal e Tchoukball precisaram ser interrompidas devido ao decreto do governo do estado de São Paulo. Quando estavam ocorrendo, os protocolos seguidos são de limpeza do ambiente, higienização das mãos e dos materiais, uso de máscaras, distanciamento e cada aluno deve trazer a sua garrafinha de água identificada.
O protocolo também contempla fases de progressão para o uso de materiais esportivo, realização de pequenos jogos, como situações de ataque x defesa, e até o jogo propriamente dito. Porém, o avanço das fases depende do sucesso da fase anterior.
Todo os procedimentos estão alinhados e aprovados pelo serviço médico de nossa escola. Atualmente, estávamos na fase um, na qual as atividades são realizadas individualmente, com distanciamento e sem utilização de material esportivo. As atividades tinham como foco a interação social segura, o condicionamento físico e o treinamento tático de movimentações e posicionamentos específicos das modalidades.
De que forma os pais e responsáveis podem incentivar as crianças a praticar esportes em casa? E como adaptar este ambiente para este tipo de atividade?
Adriano: Para as crianças é um pouco mais fácil, pois basta os pais proporcionarem momentos de brincadeiras que eles próprios se lembram de ter praticado em sua infância.
Dentro de casa é possível fazer pega-pega, amarelinha, esconde-esconde, gato-mia, pular corda e outras brincadeiras que a criança tenha um gasto energético, queimando calorias e combatendo, assim, o sedentarismo, a obesidade e aliviando o estresse do dia a dia do cenário atual. Aliás, com relação ao estresse, a dica serve também para os pais e responsáveis.
São momentos assim, de brincadeiras com os filhos, que os ajudarão a manterem-se saudáveis mentalmente.
Outra coisa bastante interessante de se fazer com as crianças é propor desafios. Desta forma, elas se sentem bastante estimuladas. Um clássico exemplo é a brincadeira de “imitar o mestre”. Quem pula mais abrindo e fechando as pernas? Quem consegue se equilibrar em uma perna só? Quem consegue rolar de um lado da cama até o outro? Quem consegue passar por baixo de todas as cadeiras perfiladas como se fosse um túnel? Atividades assim, simples e criativas, funcionam muito bem.
Já com os adolescentes isso pode ser um pouco mais difícil, mas a companhia dos pais pode ser um estímulo para que possam praticar atividades. Em nossas redes sociais temos diversos vídeos que os alunos podem acompanhar e praticar, além das aulas de Educação Física, claro, que é um espaço que, neste modelo remoto, tem recebido famílias praticando junto aos alunos.
Você comentou que a interação social é importante no esporte, como essas atividades incentivam o trabalho em grupo e a sociabilização?
Adriano: O esporte, por suas características, possui um grande valor para a integração social. Durante a sua prática, os alunos são envolvidos em atividades que propiciam situações de trabalho em equipe e convivência. Durante os jogos, eles serão colocados em situações que eles perceberão as diferenças de habilidades entre eles e poderão ajudar os amigos que estão com maior dificuldade em realizar uma determinada atividade, por exemplo.
Além disso, no esporte os estudantes aprendem a respeitar as regras que norteiam as modalidades e isso é parte da preparação para respeitar as regras de sua sociedade e serem cidadãos melhores, parte da missão do Colégio Presbiteriano Mackenzie.
Que outras atividades do Colégio São Paulo você gostaria de ressaltar?
Adriano: Para esse ano, nossas ações relacionadas à prática esportiva estão voltadas para as atividades extracurriculares com os alunos do Ensino Fundamental I, em que a oficina “Jogos e brincadeiras” tem oferecido aos participantes a oportunidade de uma prática corporal e interação social. Também temos as atividades extracurriculares com os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, com as práticas esportivas de algumas modalidades como: futsal, voleibol e Tchoukball.
Vale destacar também que, a exemplo do ano passado, prepararemos algumas videoaulas conhecidas como Mack Treino para que os colaboradores do Mackenzie também possam se exercitar durante esse período.
Além, é claro, das já citadas que seguem firmes no modelo remoto, como aulas de xadrez, dança e cheerleading. É importante deixar claro que, devido ao momento que estamos atravessando, as ofertas de modalidades e o número de vagas estão reduzidas, naturalmente.
Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
1 Coríntios 10:31