No fim de 2023, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da Incubadora de Empresas do Mackenzie (INOVAMACK), iniciou uma parceria com a startup toLearn, que busca, de uma forma inovadora, trazer ainda mais personalização para o estudo.
Através de muitas pesquisas, a toLearn está desenvolvendo uma metodologia que, por meio de sua plataforma, aborda as dimensões emocionais, sociais e lógicas da aprendizagem. A plataforma atende à necessidade de personalização, auxiliando alunos com demandas emocionais e dificuldades na aprendizagem. Além disso, fornece ferramentas para que os responsáveis acompanhem e apoiem o processo educacional, além de conseguir capacitar escolas a identificar e entender melhor seus alunos, oferecendo, dessa forma, uma visão holística do desempenho e necessidades.
Fundada em 2021, por Adriel Bispo, Gabriel Arom e Guilherme Lima que, na época, eram alunos do ensino médio no Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo, o projeto toLearn nasceu deste contato em sala de aula. No final de 2023, a toLearn ingressou na Incubadora de Empresas da UPM sob a supervisão da professora Renata Correa Nieto, da Escola de Engenharia (EE) da UPM.
“Nossa parceria com a INOVAMACK tem sido fundamental para o desenvolvimento e sucesso da toLearn. A incubadora nos proporciona um ambiente criativo e colaborativo, onde podemos inovar e transformar a educação. Recebemos suporte em diversas áreas, incluindo mentorias em estratégias de negócio, inovação e expansão. Além disso, temos oportunidades de networking que nos conectam com investidores e parceiros estratégicos, acelerando nosso crescimento”, salientou Arom.
“A infraestrutura da incubadora, com recursos e espaço físico, permite o desenvolvimento contínuo de nossa plataforma. Estar na incubadora proporciona imersão em um ambiente dinâmico e inovador, no qual compartilhamos ideias e soluções com outras startups, promovendo um ecossistema de colaboração e crescimento contínuo”, completou Lima.
Adaptação e oportunidades
Quando eram colegas de classe, em 2021, eles passavam pela pandemia de Covid-19 e, por conta do distanciamento social, o sistema da educação digital ficou em evidência. Foi então que os jovens empreendedores identificaram uma oportunidade no cenário da educação. Eles investiram muitas horas em trabalho e pesquisa de campo para encontrarem alternativas mais aderentes à personalização no estudo.
Foi assim que um sistema que interliga estudantes, tutores e instituições, proporcionando uma experiência educacional completa e integrada começou a tomar forma e, com isso, ganhou cada vez mais espaço no mercado.
“Operamos no modelo B2B, oferecendo nossos serviços diretamente às instituições educacionais, que disponibilizam nossa plataforma aos seus alunos, ampliando nosso impacto. Nosso objetivo é não apenas melhorar a qualidade do ensino, mas também facilitar o acompanhamento e oferecer suporte necessários para que cada aluno alcance seu máximo potencial”, destacou Bispo.
Em 2022, a toLearn teve a oportunidade de ser acelerada como startup pela BlueFields, em parceria com o Mackenzie. Ao final desse ciclo, foi premiada como a melhor startup em um evento no Inobra (Ecossistema de inovação do Bradesco). Logo em seguida, foi firmada uma parceria com a Microsoft, além de contato com grandes empresas, como a Acrilex.
Para descobrir como o apoio e a estrutura oferecidos pela Incubadora de Empresas Mackenzie estão transformando ideias inovadoras em realidades de sucesso, acesse o site ou o Instagram, @incubadora.mackenzieof.