Na última quinta-feira, 10 de novembro, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) abriu o IV Seminário do Geics & I Encontro dos Grupos de Pesquisa em Currículo, Didática e Formação de Professores - Docência na escola deste século: entre a nova e a velha escola. O evento ocorreu no Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) e terá sequência nos próximos dias, com apresentações presenciais de pesquisas acadêmicas na temática, que também serão transmitidas de forma on-line.
“Acredito muito na educação e na importância do debate pedagógico. A educação precisa de pedagogos que reflitam um país com visão de futuro. Existem professores que, infelizmente, não dão valor ao ato de educar. O professor não pode ser pessimista. Em eventos como esse precisamos parabenizar quem faz mais e o melhor ao nosso país”, comentou a pró-reitora de Graduação da UPM e professora do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), Janette Brunstein.
Compondo a mesa, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson de Almeida, questionou a capacidade dos professores que lecionarão para as crianças brasileiras nos próximos anos, já que suas formações têm sido, em geral, a distância. “Como vislumbrar exercício pleno de cidadania nesse país sem uma formação mais robusta, arrojada e ousada? Essa reflexão é fundamental, muito mais que oportuna, e nos dá esperança de um futuro próximo melhor”, pontuou.
Já a coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu da UPM, Maria Cristina Trigueiro, preocupa-se muito com a formação de profissionais que lidam com crianças com necessidades intelectuais especiais. “A educação nesse país precisa de um salto qualitativo. Temos visto isso em várias avaliações, não só nacionais, como internacionais. Educação e saúde são dois elementos numa sociedade que nunca podem ser descuidados”, frisa.
“Esses dias de reflexão são uma oportunidade de estimularmos professores e pedagogos que encorajam e propagam uma escola que não aprisiona. Nossa escola deve estimular o voo e despertar aos alunos a capacidade de voar e sonhar”, enfatizou o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e coordenador do CHCM, Eduardo Abrunhosa.
O professor Cristiano Camilo, do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da UPM, comentou sobre a importância da formação do professor, desde a graduação até o Stricto Sensu. “O GEICS, ao longo dos anos, tem se mostrado um espaço agregador. Parabenizo a liderança e fico na expectativa de sair desse evento estimulado sobre essas demandas relacionadas à educação e à sociedade”, declarou ele.
A organizadora do evento e professora do CEFT, Marili Vieira, comentou sobre a perspectiva interdisciplinar do Seminário. Segundo ela, os trabalhos apresentados contemplam pesquisadores de direito, engenharia, nutrição, psicologia e outros. “Temos um grande grupo interdisciplinar trabalhando a reflexão sobre a formação de professores”, pontuou.
O reverendo Jose Carlos Piacente Junior ministrou a devocional do evento, trazendo reflexão sobre a autoridade que Jesus tinha ao ensinar, e no melhor que foi dado por ele na cruz. “Minha oração é que você seja um professor com autoridade, que ensine com brilho nos olhos. Pois, para exigir o melhor dos alunos, é necessário dar também o melhor, assim com Jesus deu seu sangue por nós”, explicou.
Sobre o Grupo GEICS e o evento
O GEICS é composto por pessoas que com interesse e produção na área de formação de professores, sobre o uso de diferentes linguagens e recursos na prática docente.
Dentre os objetivos do Grupos estão: pensar as questões do currículo e seus desdobramentos, tais como a docência, as correntes pedagógicas, a relação entre currículo e sociedade, as questões psicossociais e os avanços envolvidos no processo educacional e na formação dos professores.
Os participantes presentes deverão também conversar com os organizadores ao final das mesas para receberem certificado de participação. Vale lembrar que cada mesa de apresentação disponibilizará um link de transmissão on-line para os convidados a distância.
Serviço
IV Seminário do Geics & I Encontro dos Grupos de Pesquisa em Currículo, Didática e Formação de Professores - Docência na escola deste século: entre a nova e a velha escola
Data: de 10 a 12 de novembro
Inscrições: clique aqui