Livro apresenta estudos de marketing segmentado para mulheres

11.08.201514h40 Comunicação - Marketing Mackenzie

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Livro apresenta estudos de marketing segmentado para mulheres

Recomendado para profissionais, acadêmicos, alunos e pessoas que desejam aumentar o conhecimento sobre os assuntos mais comentados no marketing atual, o livro Com que roupa eu vou? Marketing segmentado para mulheres”, organizado pelo professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Adolpho Queiroz, com apoio de profissionais da Universidade de São Paulo, Escola Superior de Propaganda e Marketing, Senac, alunos e ex-alunos do curso de Publicidade e Propaganda do Mackenzie, conta com sete estudos e exemplos que mostram de forma interessante e clara como criar diferenciais para o mercado de luxo, moda e beleza.

 

A obra, que tem a mulher como objeto de pesquisa e o marketing como interface, retrata os gostos do universo feminino como roupas, sapatos, brincos, joias, bolsas, relógios, perfumes, batons, meias, tatuagens, e realiza um breve passeio teórico sobre os segmentos do marketing de luxo, da moda, da higiene pessoal, da terceira idade e do contexto político.

 

Com prefácio dos doutores Eneus Trindade, diretor administrativo e financeiro da Associação Brasileira dos Pesquisadores de Publicidade e Propaganda; Roberto Gondo Macedo, presidente da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores de Comunicação e Marketing Político e professor da Universidade Mackenzie; e José Maurício Conrado Moreira da Silva, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Mackenzie, o livro possui artigos com diversas origens.

 

Como guia que norteia a obra, o artigo produzido pelo professor Adolpho Queiroz e seu ex-aluno de mestrado da Universidade de Marília, Francisco Domingues, “Com que roupa eu vou?”, que dá título ao livro, inspirado no samba de Noel Rosa, salienta em um texto bem humorado e altamente simbólico as roupas da presidente Dilma Rousseff, a partir do momento em que assumiu o mandato pela primeira vez e o impacto na construção e publicação de matérias nas editorias políticas de jornais, revistas, blogs e sites, que se viram impelidas a falar sobre tons, sapatos, cabelos, bolsas, vestidos, maquiadores, figurinistas, criadores de moda, costureiros...e política.

 

O livro ainda conta com a participação dos professores, Celso Figueiredo e Maria de Lourdes Bacha, com artigos tendo mulheres, moda e luxo como referências.  Em um dos textos, Figueiredo e Bacha recorrem à marca Chanel para fazer uma leitura sobre os anúncios da marca. E no outro, com os professores Natani Carolina Silveira e Marcos Campomar, os mesmos autores apresentam um estudo sobre uma marca de luxo diferente, no qual um abrigo para idosos localizado na cidade de São Paulo, mostrando uma importante discussão social sobre o conceito do “luxo”.

 

Há ainda, no conjunto dos textos, uma leitura curiosa e instigante, também tendo como eixo a Semiologia, assinado pela professora Vanessa Molina, sobre tipos de tatuagens feitas por mulheres em diversos estágios da vida. No artigo a pesquisadora salienta a “nova moda”, costumes e sinais emitidos com desprendimento e coragem para um novo jeito de se comunicar com a vida.

 

O livro também conta com a participação de Paola Armani, aluna do curso de Publicidade e Propaganda do Mackenzie, que fez um inventário bibliográfico sobre obras mais recentes publicadas sobre a moda como temática, entre autores nacionais e internacionais e contribuições de Francisco Ramirez, Gabriela Rosa e Julia Cerqueira, e também do redator sênior da Agência Ogilvy & Mather, Guilherme Camargos, que na apresentação da obra faz uma reflexão por meio de duas importantes questões: Como se diferenciar no mundo de hoje? e Como diferenciar sua marca?; questões que podem ser respondidas pela elaboração de um plano estratégico de marketing.

 

A obra será lançada no próximo dia 31 deste mês, das 19h30 às 21h30, na Biblioteca do Club Athlético Paulistano, localizado na Rua Honduras, 1400, no Jardim Paulistano em São Paulo.

 

 

Serviço:

 

Livro:Com que roupa eu vou? Marketing segmentado para mulheres”;

 

Autores: Adolpho Queiroz (organizador), Celso Figueiredo, Francisco Ramirez, Gabriela Rosa, Julia Cerqueira, Marcos Campomar, Maria de Lourdes Bacha, Natani Carolina Silveira, Paola Armani e Vanessa Molina;

ISBN: 978-85-63448-56-9;

Editora: Nova Consciência, 2015, 208 páginas. Valor R$ 20,00;

 

LANÇAMENTO

Local: Biblioteca do Club Athlético Paulistano;

Endereço: Rua Honduras, 1400 – Jardim Paulistano – SP;

Data: 31 de agosto (segunda-feira);

Horário: das 19h30 às 21h30