Neste mês, o Mackenzie completa 153 anos de existência. Desde sua fundação, em 1869, desempenha um papel fundamental na formação de profissionais, líderes e cidadãos conscientes.
O momento é uma oportunidade para reflexão a respeito da longa jornada que a instituição percorreu. Para comemorar a data, convidamos Déspina Nogueira, jornalista e coordenadora de comunicação do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), que conta um pouco de sua trajetória.
“Eu comecei a trabalhar na Revista Mackenzie em 1998, como repórter. Com o tempo, passei a ser funcionária fixa da publicação”, relembra a profissional. Após o período de transição no qual o periódico passou a ser responsabilidade do Marketing, Déspina tornou-se editora.
Hoje, a profissional atua na Superintendência de Comunicação e Marketing (SUCOM), tendo como responsabilidades a gestão do portal de notícias do Mackenzie, comunicação interna e a Revista Mackenzie. Ainda é responsável pela reestruturação da comunicação institucional - projeto que solidificará a marca em várias partes do País (projeto de Comunicação Integrada). “Foram 25 anos maravilhosos. A área em que eu atuo é algo que me fascina muito, e a instituição oferece muitas oportunidades”, diz.
Aprendizados
Após tantos anos de casa, é difícil dizer que a coordenadora não foi impactada pelo espírito mackenzista. A respeito de seus aprendizados, destaca os atributos do Mackenzie, em especial seu papel humano transformador. “Por sua identidade institucional, o Mackenzie possui um lado aflorado de cuidado com os colaboradores. O carinho entre os funcionários, independentemente de quem seja, é algo raro de se encontrar”.
Durante seus mais de 150 anos de existência, a valorização da vida se mostra cada dia mais presente no ambiente mackenzista. “Para mim, essa é minha segunda casa”, enfatiza a jornalista.
Futuro
Ao longo dos anos, o Mackenzie expandiu e diversificou suas áreas de atuação, abraçando a educação em diversas formas, desde o ensino fundamental, superior e até a área da saúde. O compromisso com a sociedade e a promoção de valores como ética, responsabilidade social e cidadania continuam a ser parte integral da missão da instituição.
Pensando no futuro, Déspina ressalta: “Nesses anos, foi realizado um trabalho árduo. Acredito que nos próximos 150 anos a instituição continuará em busca de novos projetos”.
Parabéns ao Mackenzie pelos seus 153 anos de história de compromisso contínuo com a excelência e os valores que o tornam uma referência no cenário educacional do Brasil.
Déspina Nogueira, jornalista e coordenadora de comunicação do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM)