Os profissionais de Farmácia exercem um papel essencial como especialistas na área da Saúde, promovendo bem-estar de forma acessível à sociedade. Anualmente, em 25 de setembro, é comemorado o Dia Internacional do Farmacêutico, que destaca a importância desses especialistas para a manutenção da vida.
De acordo com Sylvia Oguchi, farmacêutica e responsável pelo Serviço-Escola de Farmácia do Mackenzie, o período é primordial e traz reflexões. “É uma data importante para reconhecer e valorizar o papel que os farmacêuticos desempenham na promoção da saúde e no cuidado com os pacientes”. É uma oportunidade para conscientizar a população a respeito dos perigos da automedicação, além de informar sobre medidas de segurança e uso adequado de medicamentos”, reitera.
O papel social do profissional de Farmácia
Existem diversas áreas de especialização que os profissionais podem atuar. Segundo Oguchi, frentes como Farmácia Clínica, Farmácia Hospitalar, Indústria e Pesquisa, Farmácia Comunitária e Toxicologia, são algumas possibilidades. “Quando o farmacêutico busca especialização, ele não apenas aprimora seus conhecimentos, mas, também, melhora a qualidade dos cuidados de saúde prestados à comunidade, tendo como realizar um atendimento mais específico e eficaz às necessidades da comunidade”, explica.
Por meio das diversas especialidades de sua área de atuação, os farmacêuticos encontram meios para promover a saúde e prevenir doenças. “Participar de campanhas de vacinação, visando aumentar as taxas de imunização da comunidade; desenvolver programas educacionais a respeito do uso adequado de medicamentos, efeitos colaterais, interações medicamentosas e a adesão ao tratamento; além, de colaborar com outros profissionais de saúde para facilitar o acesso da população a serviços de saúde, são maneiras de ajudar o próximo”, destaca a especialista.
Serviço-Escola de Farmácia do Mackenzie
Com o objetivo de promover a atividade farmacêutica de forma acessível e segura, o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) serve ativamente a comunidade com o Serviço-Escola de Farmácia, do Mackenzie.
Atualmente, alunos do último período do curso de Farmácia da instituição realizam consultas para esclarecimento e orientação do uso correto de medicamentos. Além disso, são oferecidos serviços laboratoriais, como exame de sangue e outras especialidades no Laboratório-Escola de Análises Clínicas, que conta com a supervisão de profissionais experientes.
O Serviço-Escola de Farmácia funciona de segunda à sexta, das 7h às 16h, para alunos, colaboradores e população em geral. Outras informações estão disponíveis no site www.mackenzie.br/atendimento-a-comunidade/laboratorio-de-analises-clinicas ou pelo telefone (11) 2114-8482.