A Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB), em parceria com o Consórcio Supervisor ATP Prisma, é responsável pela supervisão da construção do Túnel de Taguatinga, que é uma das mais importantes obras do Distrito Federal. Durante a 1ª Semana da Engenharia e da Agronomia do Distrito Federal, realizado entre 27 de setembro e 1º de outubro, o professor Vinícius Resende Domingues, realizou uma apresentação do trabalho realizado, durante o painel Retomada do crescimento com uso de tecnologias de ponta sustentáveis.
O evento foi organizado pelo Sindicato dos Engenheiros do Distrito Federal (SENGE-DF), com apoios do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA-DF) e da Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA (MUTUA-DF).
Segundo o professor Vinícius Resende, o primeiro encontro foi muito interessante para discutir, não só entre as pessoas presentes, mas também com a sociedade. Inserindo alguns pontos no debate público, questões essenciais para a mobilidade urbana e, claro, para oferecer ainda mais transparência sobre as obras em Taguatinga.
“Falamos sobre o avançar das obras do Túnel e a atuação da FPMB no controle tecnológico, junto ao Consórcio Supervisor Future ATP-Prisma. Para mim é uma grande honra fazer parte, colaborar e aprender com uma obra que irá transformar o Distrito Federal”, acrescentou o professor.
Participaram do encontro, como palestrantes, o Secretário de Obras do DF, Luciano Carvalho de Oliveira, que conversou com os presentes sobre o Corredor Eixo Leste, que conectará Regiões Administrativas da Saída Sul de Brasília com o Plano Piloto, o presidente da NOVACAP, Fernando Rodrigues Ferreira Leite, que falou sobre a zeladoria e a infraestrutura urbana no DF, e a presidente do CREA-DF, Fátima Ribeiro, que explorou a valorização e a responsabilidade técnica na engenharia e na agronomia.
Túnel de Taguatinga e o Mackenzie
A construção do Túnel de Taguatinga é uma das obras mais aguardadas do Distrito Federal. Com 1.010 metros de extensão, duas pistas paralelas de três faixas de rolagem em cada sentido e uma ligação subterrânea direta com a Ceilândia, pela Via Elmo Serejo, a via também será uma alternativa para o próprio Centro de Taguatinga, mitigando a retenção de veículos, de acordo com informações divulgadas pela Agência Brasília.
A FPMB, em parceria com o Consórcio Supervisor ATP Prisma, responsável pela supervisão das obras, que é uma das mais importantes do Distrito Federal nos últimos anos, participa do controle tecnológico da obra com equipamentos modernos dos laboratórios da FPMB.