O Direito Internacional Privado e as Tecnologias da Informação serão o tema do novo episódio do MackCast, Podcast Jurídico da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) disponibilizado quinzenalmente no canal oficial da instituição no Spotify. O programa destacará as facilidades e a importância da cooperação jurídica internacional, discutindo, por exemplo, os mecanismos e protocolos judiciais para a cobrança de pensão alimentícia no exterior e a resolução de outros litígios que atravessam as fronteiras.
As professoras Inez Lopes, mestre e doutora em Direito Internacional, coordenadora do Grupo de Estudos em Direito Internacional Privado, Comércio Internacional e Direitos Humanos (GDIP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e Gracemerce Camboim, mestre em Comércio Exterior e Relações Internacionais, doutoranda em Direito na Universidade de Brasília (UnB), advogada e professora da FPMB, conduzem a conversa que irá ao ar nesta sexta-feira dia 12 de novembro.
O diálogo irá circular também, entre outros tópicos, sobre os métodos de solução dos litígios transnacionais, quais as ferramentas utilizadas nas cooperações jurídicas internacionais e qual a realidade do Brasil no cenário internacional em determinados assuntos após as criações das Autoridades Centrais.
MackCast
O Podcast nasceu no segundo semestre de 2021, dando continuidade à proposta da FPMB de conversar com a comunidade sobre questões importantes para o desenvolvimento social, econômico e jurídico do país. Os episódios são conduzidos por professores da instituição, com a presença eventual de convidados renomados do mercado de trabalho e da academia, explorando temas mais importantes e atuais do universo jurídico.
O objetivo da atração, que terá 6 episódios em sua primeira temporada, é não só sanar dúvidas sobre os assuntos mais recentes ou ainda pouco discutidos pela opinião pública, como também destacar as questões mais relevantes para o cotidiano das empresas, dos governos e da sociedade como um todo. Um bate-papo orgânico, leve e com uma linguagem simples, visando também acolher ouvintes que não têm intimidade com os títulos abordados, mas são impactados diretamente ou indiretamente pelos temas, além dos curiosos pelas discussões.
“O diálogo e a troca de informação são duas das ferramentas mais caras da atualidade, justamente pelo potencial para, juntas, guiarem empresas, governos e a sociedade pelos caminhos mais assertivos nos momentos de tomada de decisão. Ambos os instrumentos estão na espinha dorsal do projeto educacional da FPMB, que tem pensado não apenas no que acontece em sala de aula, mas também em como ampliar seu rol de contribuições para a sociedade. O MackCast é um dos itens dessa lista”, explicou o diretor da FPMB, professor Mac Cartaxo.