Entre os dias 04 e 08 de setembro, em Gotemburgo, Suécia, aconteceu a Graphene Week 2023, conferência internacional com apresentações científicas de pesquisadores renomados na área do grafeno, com fóruns relacionados a empresas fornecedoras do material ou empresas que vendem tecnologia de grafeno aplicada em diferentes setores.
Nesse contexto, o professor mackenzista Guilhermino Fechine apresentou um compilado de trabalhos realizados nos laboratórios do Instituto Mackenzie de Pesquisas Avançadas em Grafeno e Nanotecnologia (MackGraphe), do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) e da Escola de Engenharia (EE), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).
Os trabalhos apresentados fazem parte de um projeto financiado pela FAPESP e de atividades realizadas no âmbito do Programa CAPES-PrInt. O título da apresentação foi “Nanocompósitos poliméricos ecológicos e saudáveis à base de grafeno”.
A pesquisa, apresentada na sessão paralela “Compósitos, Revestimentos, Tintas, Espumas e Aditivos, Nanomedicina e Diagnósticos por Superfícies Antivirais e Antibacterianas”, é de grande relevância para o MackGraphe na medida em que pesquisadores de todo o mundo buscam polímeros ambientalmente amigáveis, em virtude de demandas em várias aplicações.