No último dia 04 de julho, o Instituto Mackenzie de Pesquisa em Grafeno e Nanotecnologia (MackGraphe), representado pelo pesquisador Aryel Heitor Ferreira, marcou presença no encontro anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental 2024 (FESBE), realizado no campus da UNICAMP. No XV Congresso da Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares, Aryel ministrou a palestra “Projeção de Nanomateriais para Teranóstica - Personalizando as Propriedades de Acordo com a Patologia”, no simpósio de “Novas moléculas radiomarcadas como teranósticos para o câncer”, organizado pelos pesquisadores do CEPID CancerThera.
Teranóstica é a combinação de “terapia” e “diagnóstico”. Os nanomateriais multifuncionais projetados para teranóstica têm a capacidade de diagnosticar e tratar doenças sinultanemente, oferecendo uma abordagem integrada para a medicina personalizada. As modalidades de diagnóstico envolvem principalmente técnica de imagem como PET/CT, SPECT/CT, Ressonância Magnética e Fluorescência.
Já as modalidades terapêuticas incluem terapia fotodinâmica, fototérmica, entre outras. A mais nova facility do Mackgraphe, o Laboratório Mackenzie de Nanobiotecnologias e Espectometria de Massas (Lab MackNanobio), que o pesquisador integra, tem atuado na Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de nanobiotecnologias para tratamento, diagnóstico e prognóstico de diversos tipos de câncer. Da mesma forma, tem atuado em Engenharia de Tecidos e Bioimpressão.
“A área de nanotecnologia é uma das novas áreas-chave do MackGraphe, muito promissora, e que tem despertado grande interesse de empresas que atuam na área da saúde”, ressaltou o diretor do Mackgraphe, Benedito Aguiar.