O vice-reitor da Escola Superior Politécnica de Moçambique, Armando Jorge Lopes, esteve no Mackenzie e foi recebido por autoridades da Instituição. O intuito da visita foi o de estreitar relações e assinar um contrato guarda-chuva, estabelecendo acordo de protocolo e intenções para futuras ações conjuntas.
O vice-reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Marcel Mendes, deu as boas-vindas ao convidado, que também foi recebido pelo pró-reitor de graduação, Cleverson Pereira de Almeida; pelo diretor do Centro de Comunicação e Letras, Alexandre Huady; por Ana Lucia Trevisan, coordenadora de pós-graduação Stricto Sensu, mestrado em Letras; e por Maria Campos Lage, coordenadora de Cooperação Internacional e Interinstitucional.
Armando Lopes destacou que essas ações conjuntas focam, primeiramente, as áreas de ciências da comunicação e da linguagem. “Desejamos desenvolver e abrir a possibilidade para um pós-doutorado, mas temos de criar bases e estruturas para que se torne viável. Por isso, essa cooperação deve se solidificar, sobretudo através do staff das duas Instituições. ”
Outro ponto abordado foi o direcionamento das ações que envolvem graduação e pós-graduação, com foco nos estágios para a conclusão dos estudos, visando a profissionalização daqueles que por ali passarem. “A parceria pode render bons frutos e abrir diversas possibilidades como, por exemplo, um grupo de Moçambique criar um trabalho para o Mackpesquisa na área de comunicação e negócios”, conta Armando.
Para o pró-reitor de graduação, Cleverson Pereira, essa parceria vem ao encontro das propostas de internacionalização que o Mackenzie objetiva. “Esse protocolo de intenções entre as Instituições abrange o intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e também de professores, criando condições de uma troca de experiências extremamente profícua. ”