Dois professores da Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) participaram de uma série de eventos relacionados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), entre eles o Pacto Global da ONU no Brasil com a intenção de debater o avanço dos objetivos no país. Os eventos foram realizados em setembro, durante a Assembleia Geral da ONU, realizada em Nova York, nos Estados Unidos.
André Luís Helleno e Alaercio Nicoletti Junior, ambos docentes do curso de Engenharia de Produção estiveram nos EUA a convite da empresa Ambipar, que discute questões sustentáveis e é parceira da EE.
De acordo com o professor André Luís Helleno, as agendas com as principais empresas e lideranças do Brasil na área de Sustentabilidade, colocam a EE como um dos principais parceiros acadêmicos para o desenvolvimento de projetos de Sustentabilidade e Inovação na área de Economia Circular no Brasil. “Esses projetos resultarão em novas oportunidades e aumento da empregabilidade para os alunos da Escola de Engenharia”, apontou.
Já o professor Alaercio Nicoletti Junior apresentou o projeto em nível nacional Movimento Conexão Circular, destinado às empresas brasileiras e que tem como principal objetivo conectar os estudos e práticas sobre Economia Circular. “Mostramos que a UPM busca a integração de seus professores e alunos em projetos que envolvem desafios reais para as empresas e que propiciem melhorias ambientais e sociais”, afirmou.
Além da reunião, os professores também estiveram em uma série de agendas, todas com o objetivo de debater o avanço das ODS, principalmente no quesito da sustentabilidade e da agenda ambiental.