No dia 03 de abril, Benedito Guimarães Aguiar Neto, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), participou de reunião junto aos conselheiros da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília (DF), a convite do presidente da Câmara, Antônio de Araújo Freitas Júnior, para conversas sobre o futuro e desafios da universidade brasileira.
O reitor apresentou uma visão panorâmica da preocupante situação da educação básica e superior no país e entregou proposta para melhoria da educação brasileira, baseada em documento já entregue ao Ministério da Educação (MEC) pelo CRUB. “O Brasil precisa fortalecer cada vez mais a educação de qualidade, a pesquisa e a inovação, essenciais para o desenvolvimento”, afirma Aguiar Neto.
O documento engloba a revisão dos propósitos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), corrigindo o protagonismo adquirido na avaliação do Instituto de Ensino Superior (IES); resgate da autonomia diante dos Conselhos de Classe na regulação do ensino superior; revisão da resolução CNE 01/2018 que permite a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu por instituições que não sejam de Ensino Superior; e defesa da criação de programa de valorização dos cursos de licenciatura.
Durante o encontro, foi também reforçada a importância de construção de um modelo semelhante ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) para as licenciaturas no setor privado.