Na última segunda-feira, 19 de agosto, o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, deu início à semana do Sucesso Acadêmico: Promoção de Boas Práticas de Vida e de Estudo para o Desenvolvimento Acadêmico - Profissional, que visa apresentar aos novos alunos do Centro um conjunto de hábitos de vida e de estudo que influenciam o processo de aprendizagem.
O primeiro dia do evento teve como tema Saúde Emocional do Jovem Universitário, apresentado pela professora do curso de Psicologia da UPM, Simone Fuso, que expôs fatores de risco e de proteção com enfoque no público universitário, a partir de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e estatísticas.
Simone também enfatizou a preocupação do corpo docente com os universitários, vez que levantamentos revelam porcentagens altas de ansiedade, depressão, estresse e demais sofrimentos psicológicos significativos entre eles, enfatizando a importância de pedir ajuda e de buscar o autoconhecimento. Além disso, também citou alguns elementos que fazem diferença para a saúde emocional, como lazer, alimentação saudável, atividade física, sono, rede de apoio, engajamento, fé e autenticidade.
“A nossa proposta é apresentar não só o problema, mas estratégias e dicas para os estudantes lidarem com questões emocionais, como o estresse e a angústia, que acabam comprometendo seu desempenho; muitas vezes, por exemplo, eles sabem a matéria, mas a parte emocional os bloqueia no dia da prova. Dessa forma, a professora Simone tratou de diversas demandas impostas aos ingressantes e a importância da saúde mental nesse processo”, afirmou Marcelo Fernandes, professor da CCBS e coordenador de Protagonismo Estudantil do Centro.
Visão Estudantil
Para Maria Helena, Yngrid Fernandes, Brenda Lima e Kaique Santos, calouros do curso de Psicologia, “é bom ter um norte do que fazer nestes primeiros meses, porque estamos em um momento importante de decisões, no qual tudo é novo e diferente”. De acordo com o grupo, o tema que trataram é muito importante dentro de seu curso e tendem a trabalhar com o assunto durante a vida toda. “E, infelizmente, ainda é um assunto muito negligenciado”, completaram.
No caso de Maria Helena, a caloura saiu do interior e veio estudar em São Paulo, passando por grandes desafios neste início de semestre. “São muitas emoções. Não tenho minha família para me dar apoio. Por mais que eu converse com eles pelas redes sociais, é totalmente diferente de tê-los comigo. São Paulo é uma coisa totalmente nova, não é para amadores. Ter que enfrentar isso sozinha, por mais que tenha amigos aqui, é difícil”, contou, mostrando o motivo de seu interesse na primeira temática do Sucesso Acadêmico.
Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde
De acordo com a OMS, o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão. Suas estimativas mostram que 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade, que corresponde a cerca de 18 milhões de pessoas, e 5,8%, de depressão, que corresponde a algo torno de 11 milhões.
Sobre o Sucesso Acadêmico
Segundo o professor Fernandes, o Sucesso Acadêmico faz parte da recepção solidária, sendo importante para acolher os ingressantes e trazer a necessidade das responsabilidades que têm sobre as próprias vidas, colocando seu protagonismo acadêmico em prática, pois seu sucesso depende deles mesmos. “Acredito que nosso grande objetivo é mostrar para o calouro que a Universidade se preocupa com ele enquanto pessoa”.
Para a realização da recepção, foram feitos levantamentos determinantes para que estudantes tivessem um bom desempenho nas disciplinas e perceberam que a performance na universidade está relacionada a pequenas escolhas que fazem no dia a dia, em termos de gerenciamento de agenda, horas de sono, atividade física, alimentação, dentre outros fatores presentes em suas próprias decisões.
Antes do Sucesso Acadêmico, este conteúdo era passado somente no formato de pequenas oficinas e foi nesse ano que expandiram para seu tratamento ao longo de uma semana com dicas, estratégias específicas e um professor de cada curso do CCBS.
“Nossa ideia é que essa abordagem seja dirigida para qualquer aluno, etapa e centro acadêmico do Mackenzie. Além disso, já abrimos essas oficinas, destinadas a etapas futuras, para alunos de outras universidades”, explicou Fernandes. “Vamos manter o foco nessas temáticas, porque são elas que têm demonstrado grande impacto no desempenho acadêmico e percebemos que os alunos já experientes conseguiram aproveitar esses tipos de dicas e estratégias”, complementa ele.