A ZwickRoell oferece o minicurso Princípios de Ensaios de Dureza, durante as programações da 34ª Semana da Semana da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). A atividade ocorre no dia 1º de setembro às 18h.
Durante o workshop, os alunos terão orientações sobre a utilização de durômetros, equipamentos que medem a resistência dos materiais. Gisele Szilágyi, docente do curso de Engenharia, destaca a contribuição das oficinas para a formação dos futuros profissionais.
“Esse minicurso é muito interessante, uma vez que a avaliação da dureza de um material é extremamente importante para saber se ele resistirá ou não a uma força/carregamento aplicado a ele. Em outras palavras, a resistência permite caracterizar a solidez mecânica dos materiais, de uma forma rápida e confiável”, aponta Gisele.
A ação é mais uma iniciativa da colaboração entre a UPM, por meio da Escola de Engenharia (EE) e do curso de Engenharia de Materiais, e a ZwickRoell, parceiras em projeto que inaugurou, no primeiro semestre de 2022, um laboratório no campus Higienópolis. A estrutura compreende uma instalação, contendo equipamentos de última geração para caracterização de diversos tipos de materiais, totalizando mais de R$ 1 milhão em investimentos.
Os benefícios da cooperação entre Universidade e empresa são ressaltados pelo diretor de Operações da ZwickRoell no Brasil, Gustavo Videira: “Com o Mackenzie nós temos um projeto especial: um laboratório. Ele serve justamente para fomentar a inovação, a pesquisa, o ensino. Nada mais coerente da nossa parte do que estar juntos à Universidade em eventos que promovam evolução, essa participação do meio acadêmico, trazendo os alunos para perto, ensinando, cooperando. A nossa missão é preparar e mostrar o que há de melhor em tecnologias e materiais para que possamos criar novos produtos e contribuir com o futuro”.
A parceria celebra os 30 anos do curso de Engenharia de Materiais, primeiro do gênero na cidade de São Paulo, conforme destaca o professor Renato Meneghetti Peres, coordenador do curso.
A cooperação ainda contempla um desdobramento, como explica o professor Juliano Barbosa, representante de Inovação e Coordenador de Laboratórios da EE: “Temos a 2ª fase do acordo, em que mais dois equipamentos serão recebidos, ampliando o conjunto e trazendo novas possiblidades, o que deve ocorrer em meados de 2023”.
O minicurso é organizado pelos professores Gisele Szilágyi, Juliano Barbosa e Renato Meneghetti Peres, docentes da EE. Os palestrantes serão Gustavo Videira e Thiago de Macedo Fernandes, da ZwickRoell.