06.12.2021 - EM
A aluna do curso de Tecnologia em Gastronomia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Tamiris Garutti de Lima, foi premiada no 24º Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia 2021. O trabalho premiado teve como tema A trajetória do feijão com farinha ao virado à paulista, um prato essencialmente caipira na capital mundial da gastronomia.
O evento foi organizado pela Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) e foi entregue no dia 29 de novembro. A mackenzista ganhou na categoria Melhor Trabalho Acadêmico, orientado pela coordenadora do curso de Tecnologia em Gastronomia da UPM, professora Camila de Meirelles Landi.
De acordo com a aluna, no 2º semestre do curso de Gastronomia, na disciplina Metodologia de Pesquisa, o trabalho final era a entrega de um artigo, no qual a professora Landi deu o tema Pratos emblemáticos de São Paulo, para que cada um desenvolvesse uma pesquisa sobre um prato importante para a cultura paulistana.
“Escolhi o Virado à Paulista, pois acho um prato muito saboroso e que reúne todos os itens para uma refeição completa. Também me traz lembranças das férias que eu passei no interior de São Paulo, na minha infância, pois meu pai é de lá. Apesar da cultura e das comidas incríveis que o interior abriga, sempre senti como algo reservado àquele local, não permitindo falar muito sobre o assunto aqui na capital, até realizar a pesquisa”, apontou a ganhadora do prêmio.
A orientadora do trabalho, professora Camila, destacou que esse título, além de agregar para acervo histórico-cultural da Gastronomia da Cidade de São Paulo e de colaborar para as pesquisas científicas na área, traz destaque para a formação em Tecnologia em Gastronomia da UPM.
O reconhecimento ainda evidencia o trabalho da UPM no eixo de pesquisa, mostrando sua importância na formação acadêmica e atuação profissional. “Como incentivo e valorização à pesquisa no curso, estimulo meus alunos a participar de encontros, congressos, simpósios, entre outros meios de divulgação, pois, dessa forma, eles estarão contribuindo para o desenvolvimento científico da Gastronomia no Brasil e no mundo”, afirmou a professora.
“Ganhar o troféu me motivou ainda mais a continuar a pesquisa sobre a cultura alimentar de nossa cidade. Almejo prosseguir em valorizar as tradições locais e fazê-las conhecidas nacional e internacionalmente, tanto com trabalhos acadêmicos como com o preparo do Virado à Paulista e outros pratos que representam a cultura paulistana”, finalizou Tamiris.