Laboratório de Matemática

LEM - FCI

Alunos do Ensino Médio produzem conteúdo que ajuda no enfrentamento do isolamento social

Alunos do Ensino Médio produzem conteúdo que ajuda no enfrentamento do isolamento social

Compartilhe nas Redes Sociais

04.06.2020 - EM

Coordenação

"MackTransforma divulga informações confiáveis e auxilia estudantes a darem voz aos sentimentos comuns na quarentena"

Um projeto do Ensino Médio do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB) levou à criação de uma página nas redes sociais para que os estudantes produzissem e divulgassem informações confiáveis e conteúdos de qualidade, como forma de auxiliar no enfrentamento do isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus. 

O MackTransforma é produzido e administrado pelos próprios alunos, sob a coordenação da professora do CPMB, Marianna Brandão. De acordo com ela, o projeto nasceu de um questionamento sobre como a escola poderia contribuir com os estudantes, para além das questões do ensino. “Percebi a necessidade de dialogar com meus alunos e dar voz aos seus anseios, além de sentirmos que havia uma demanda por informação de qualidade que navegasse sob a luz da ciência”, declara a docente. 

Na página no Instagram, os alunos compartilham mensagens de encorajamento, sugestões de conteúdo cultural, como músicas e filmes, e também dicas de comportamento, como por exemplo, formas de combater a procrastinação em tempos de isolamento social. 

A participação no projeto é livre e não está relacionada a quaisquer sistema de notas oferecido pela escola. Ainda segundo a professora, a ideia é escorada em três pilares: o propósito, a resiliência e a empatia, além de estar em total sintonia com o espírito mackenzista, pois “viabiliza a exploração do interesse pessoal dos nossos alunos alinhado com o mundo hoje, despertando o protagonismo dos integrantes da nossa comunidade Mackenzista frente às problemáticas enfrentadas globalmente”. 

Apesar de ser direcionado para o Ensino Médio, o MackTransforma ganhou adesão de alunos de diversas idades, como é o caso da estudante Lorena Silva, do 9º ano. Para ela, o projeto contribui não apenas para melhorar o aprendizado pessoal. “Muda não só a minha vida, mas de outras pessoas, porque auxilia muita gente a passar por essa fase difícil, fornecendo uma série de informações de maneira fácil e rápida”, menciona. 

Para o aluno do 2º ano do Ensino Médio, Gustavo Sathler, a iniciativa é uma forma dos estudantes se expressarem e compartilharem ideias. “Como Mackenzistas devemos honrar essa oportunidade de impactar nossa sociedade através dos meios e maneiras que nos são propostas”. 

Marianna Brandão acredita que os depoimentos dos participantes deixam claro como o perfil ajuda no enriquecimento da formação cidadã. “Os depoimentos elucidam o incrível potencial a ser desenvolvido nos nossos alunos e nos faz refletir sobre quais caminhos desejamos trilhar para proporcionar aos nossos alunos relações mais interessantes com os conteúdos”, conclui a docente.