Laboratório de Matemática

LEM - FCI

Como a tecnologia educacional está presente nos colégios Mackenzie?

Como a tecnologia educacional está presente nos colégios Mackenzie?

Compartilhe nas Redes Sociais
Mesa de estudos com um computador, caderno

10.03.2022 - EM Atualidades

Coordenação

"Competências desenvolvidas nessa área são fundamentais para a vida dos alunos"

O objetivo da Tecnologia Educacional é trazer para a educação práticas inovadoras que facilitam e potencializam o processo de ensino e aprendizagem. Com isso, nas unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), os recursos tecnológicos são sempre utilizados com fins pedagógicos.

O currículo de Tecnologia Educacional promove, nos espaços Maker e STEAM Kids (STEAM, do inglês Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), situações de aprendizagem que partam de contextos cotidianos da criança para desenvolver habilidades e assimilar conceitos específicos da área. Na prática, isso significa que o conhecimento é adquirido de modo dinâmico e lúdico, o que torna as aulas divertidas para as crianças.

Tecnologia Educacional dentro do Mackenzie

De acordo com a coordenadora tecnopedagógica da Educação Básica do CPM São Paulo, Débora Valletta, a tecnologia educacional está presente em todos os segmentos da Educação Básica do Mackenzie, especificamente nos componentes curriculares: Criatividade e Inovação, na Educação Infantil; STEAM Kids, no Ensino Fundamental 1; Cultura de Inovação, no Ensino Fundamental 2 e STEAM, no Ensino Médio.

“Os professores dos demais componentes curriculares também integram as tecnologias educacionais para dinamizar as atividades e práticas pedagógicas, complementar as tarefas para melhor compreensão de um conteúdo, desenvolver habilidades tecnológicas e levantar conhecimento prévio dos estudantes para que o professor possa adequar a sequência didática”, destaca a coordenadora.

A instrução na área tecnológica se torna uma forma de ensinar os alunos a praticarem a cidadania, como explica Débora Valetta. “Devemos orientar os estudantes a pensarem o lugar da tecnologia no cotidiano e utilizá-la de modo ético, correto e seguro: como, quando e por que utilizar a tecnologia. Por fim, conectamos as oportunidades concernentes ao desenvolvimento criativo, cognitivo e socioemocional, que potencializará as competências individuais dos estudantes ao longo da vida”, finaliza.

Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens
Colossenses 3:23 ARA