Laboratório de Matemática

LEM - FCI

Competência Auditiva na Educação Infantil Mackenzie

Competência Auditiva na Educação Infantil Mackenzie

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Alunas com o livro

14.07.2021 - EM

Coordenação

"Desenvolvimento pessoal e escolar da criança "

Os Colégios Presbiterianos Mackenzie (CPM) têm trabalhado com um grande diferencial na Educação Infantil: a utilização de estratégias para o desenvolvimento da Competência Auditiva, que diz respeito à capacidade de identificação do som de diferentes objetos do cotidiano, de memorizar uma sequência de informações ouvidas, de analisar os sons do ambiente e de compreender uma história contada pelo professor, por exemplo. 

Essa competência é desenvolvida nas unidades dos CPM com o apoio dos materiais do Sistema Mackenzie de Ensino (SME), como é o caso dos livros de Competência Auditiva, que trazem histórias com os personagens que aparecem nos livros didáticos de acordo com cada ano da Educação Infantil. As narrativas contextualizam as situações a serem trabalhadas com os alunos. O material contém, ainda, propostas alinhadas aos campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  

A leitura desse livro é sempre realizada em um momento planejado pelo professor, que pode trazer objetos e materiais para contextualizar e fixar o novo vocabulário apresentado nas histórias. Podem ser objetos que representem elementos do enredo, imagens que ilustrem um novo vocabulário ou conceito, uma canção para acompanhar a narrativa, ou, até mesmo, um preparo do ambiente em que a história será lida – o que torna a aprendizagem mais lúdica e significativa. 

Além disso, ao longo da leitura, o professor realiza pausas para dialogar com os alunos acerca do texto que está sendo lido, solicitando sempre a participação deles para relatarem suas experiências, para trazerem sua opinião e pensamentos sobre o texto.

De acordo com a analista pedagógica da Superintendência de Educação Técnica e Básica do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Karen Melo, dialogar é uma das coisas mais importantes para se fazer com os pequenos. “A forma como falamos com uma criança literalmente faz com que seu cérebro se desenvolva”, destaca. 

Para ela, o diálogo entre adultos (podendo ser pais, professores ou responsáveis) e crianças auxilia todos os conteúdos escolares, desde a matemática até as artes, para toda a vida. “Dentre as competências desenvolvidas pelo diálogo estão o autocontrole, a perseverança, a liderança e a generosidade”, esclarece. 

O Projeto Pedagógico na Educação Infantil dos Colégios Mackenzie tem como objetivo oferecer uma educação integral ao aluno. Como explica Karen, o CPM contempla os objetivos de aprendizagem propostos pela BNCC, por meio do trabalho com conteúdos curriculares apresentados em uma sequência didática, alinhados ao conceito de aprendizagem significativa.

A organização curricular da Educação Infantil, segundo a BNCC, é estruturada em cinco Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Já os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança são: brincar, conhecer-se, conviver, explorar, expressar e participar. 

A analista afirma que um dos fatores mais importantes do desenvolvimento da competência auditiva é o contato que a criança tem com a linguagem sendo utilizada em diferentes contextos. 

“O trabalho com a escuta da leitura de textos literários oferece acesso a vocabulário e estruturas linguísticas que, normalmente, não fazem parte do diálogo comum. Assim, a criança é introduzida, desde cedo, à cultura letrada, da qual faz parte a decodificação, a compreensão de narrativas e a produção de textos impressos”, conclui ela. 

E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.

Romanos 10:17