30.04.2024 - EM Atualidades
Recentemente, mais uma egressa da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi reconhecida numa grande premiação mundial. Juliana Krauss, graduada no curso de Design da Faculdade de Arquitetura Urbanismo (FAU), foi vencedora por mérito na 59ª edição da Society of Publication Designers (SPD), conhecida como o Oscar do Design Gráfico Editorial Mundial.
Desde 1965, a SPD tem o compromisso de premiar os melhores projetos editoriais ao redor do mundo, promovendo a excelência e reconhecendo profissionais que se destacam internacionalmente. Julia Krauss é coordenadora do departamento visual da Editora Abril, na qual atua como diretora criativa em três revistas de destaque: Superinteressante, VC SA e Você RH.
A coordenadora do curso de Design da UPM, professora Nara Martins, ressaltou a importância dessas conexões entre egressos de destaque e jovens profissionais em formação para o sucesso do curso. "A presença de profissionais renomados como Julia inspira nossos alunos e enriquece ainda mais o ambiente acadêmico", destacou a docente.
Além desta láurea, a antiga aluna também recebeu outras em sua carreira, como o Prêmio Bornancini de Design e o Brasil Design Award. Segundo Juliana, estudar um curso de Design generalista demandou muita proatividade. Algo que a tornou mais completa, curiosa e independente. “A graduação no Mackenzie me aproximou das áreas práticas da minha profissão. Com isso, minha jornada acadêmica se desdobrou em uma série de conquistas profissionais que incluem também prêmios”, detalhou a egressa.
A forte ligação dela com o Mackenzie, mesmo após sua formação, é nítida, já que contribui como profissional voluntária convidada do componente Projeto IV do Curso de Design. Em parceria com os professores Ivo Pons e Juliana Bertolini, Juliana auxilia jovens estudantes a desenvolverem seus trabalhos nas áreas gráficas e em outras frentes nas quais possui experiência.
Para a mackenzista, esse retorno à academia tem permitido aplicar vivências e conhecimentos da área prática, que possibilitou nova fase profissional. “Na minha visão, mercado e ensino andam lado a lado. Essa reaproximação me permite ensinar e aprender novamente, definitivamente, é uma pequena aposta, e um investimento, para me tornar uma profissional mais completa”, compartilhou.
Sobre a Society of Publication Designers (SPD)
A SPD é uma organização sem fins lucrativos, sediada nos Estados Unidos, dedicada a promover e incentivar a excelência em design editorial. Fundada em 1965, ela é reconhecida por sua competição editorial, que celebra os melhores trabalhos na área a cada ano. A instituição serve como recurso e comunidade para profissionais de linha digital e de impressão, desempenhando um papel fundamental na promoção do design editorial em todo o mundo.